Início Comunicação Social Salesianos celebram o dia do Beato Filipe Rinaldi

Salesianos celebram o dia do Beato Filipe Rinaldi

152
0

No dia 5 de dezembro, comemora-se a figura do Beato Pe. Filipe Rinaldi (1856-1931), III Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação e da FS.

O Pe. Rinaldi consolidou e expandiu o carisma salesiano com o exercício de uma autoridade paterna e sábia. É considerado o fundador da obra salesiana na Espanha e em Portugal, além de iniciador genial do Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco (VDB).

A sua vocação nasceu de um encontro com o mesmo Dom Bosco, pelo qual foi iniciado no caminho da formação religiosa e sacerdotal. Rinaldi emulou-lhe de modo tal as virtudes e as características espirituais que o chamavam sua “imagem vivente”. Aceso de amor pela Igreja, promoveu sua presença renovadora entre os Povos com uma autêntica mobilização missionária, também com candidatos juveníssimos.

Dentre as figuras de santos salesianos, o que caracteriza a do Pe. Rinaldi é a nota da paternidade. Como Diretor, aos 33 anos, havia-se proposto: “Caridade e mansidão com os irmãos, suportando qualquer coisa que me possa acontecer”. Como Inspetor dirá: “Serei pai. Evitarei os modos ásperos. Quando vierem falar comigo, não darei mostras de estar cansado ou de ter pressa”.

Do Pe. Rinaldi, o P. Francésia, salesiano da primeira geração, dirá: “De Dom Bosco, só lhe falta a voz: o mais, ele o tem”.

Fonte: InfoANS