You are here:    Home      Notícias      Em destaque      Salesianos celebram a chegada das relíquias de Dom Bosco a Brasília

Salesianos celebram a chegada das relíquias de Dom Bosco a Brasília

7 de agosto de 2017
Published in Em destaque, Notícias

Para marcar o momento, diversas atividades foram programadas nas obras salesianas e nas paróquias da Capital Federal. A inauguração da cripta no Santuário Dom Bosco está prevista para o dia 27 de agosto, data em que também será realizada a já tradicional Caminhada Dom Bosco.

Agosto de 2017, mês em que a Família Salesiana do Brasil tem um motivo a mais para comemorar o aniversário natalício de seu fundador, Dom Bosco, no dia 16: a chegada das relíquias do santo a Brasília, DF, onde ficarão permanentemente.

Trata-se de um presente do Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime: uma urna contendo a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso rádio do braço direito, com o qual ele estendia sua mão aos jovens e abençoava a todos. A urna que ficará no Brasil é uma réplica da que se encontra em Turim, na Itália, contendo os demais restos mortais do Santo.

Dom Bosco sonhou Brasília

A escolha de Brasília para abrigar a urna tem a ver com a forte relação simbólica da cidade com o Santo dos Jovens. Conta-se que Dom Bosco sonhou Brasília 77 anos antes de sua construção, em um sonho preciso e com riqueza de detalhes, em que previu até os meridianos do mapa onde se instauraria a capital. “Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago (…). Aparecerá aqui a terra prometida, que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”, escreveu São João Bosco.

Para os salesianos, o presente é motivo de alegria e gratidão. “Somos profundamente gratos ao Reitor-mor e ao Conselho Geral por esta decisão. Oxalá no futuro os que tiverem contato com a urna no Santuário de Brasília possam se sentir motivados como Dom Bosco a trabalhar ‘com os jovens e para os jovens’”, afirma o salesiano padre Orestes Fistarol, inspetor da Inspetoria São João Bosco (ISJB), da qual fazem parte as unidades salesianas de Brasília.

Peregrinação da urna e Caminhada Dom Bosco

Diversas atividades estão sendo realizadas para celebrar o momento: peregrinação das relíquias pelas comunidades salesianas, nas quais programações especiais com oração e apresentações artísticas são realizadas pelos jovens e educadores, lançamento de novo site do Santuário Dom Bosco, chegada das relíquias ao Santuário no dia 27 de agosto, o dia em que a programação terá seu ápice, com a tradicional Caminhada Dom Bosco, benção e inauguração da cripta do Santo.

A caminhada, prevista para as 8h30min, sairá da Catedral de Brasília para o Santuário, reunindo cerca de mil jovens e pessoas da comunidade. Haverá uma celebração eucarística, às 10h30min, presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Sérgio Rocha, e concelebrada por salesianos. Participam padre Natale Vitali, conselheiro regional para a América Cone Sul, representando o Reitor-mor, padre Augusto Bartoli, pároco do Santuário Dom Bosco; padre Agnaldo Soares Lima, vigário paroquial e diretor-executivo da RSB-Social, além de todos os inspetores do Brasil. Às 11h45min, será feita a solene benção da cripta e entronização da urna de Dom Bosco.

Devoção a São João Bosco

A presença da cripta no Santuário promete intensificar as visitações e fortalecer, ainda mais, a devoção a Dom Bosco na cidade. “O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas do Brasil. Foi construído em homenagem a São João Bosco, copadroeiro de Brasília junto com Nossa Senhora Aparecida. Dom Bosco é considerado pela Igreja pai e mestre dos adolescentes e jovens. A expectativa é que, além de ser um novo local de peregrinação para a comunidade, haja o despertar na devoção a São João Bosco como protetor da juventude”, afirma padre Agnaldo Soares.

Atualmente, o Santuário recebe em média por mês a visita de duas mil pessoas. Após o recebimento das relíquias e inauguração da cripta, o templo tem a expectativa de que esse número duplique.

Programação geral da peregrinação das

relíquias em Brasília

 

30/07 a 7/08

Paróquia São João Evangelista – Samambaia

 

07 a 13/08

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Gama

 

25 e 26/08

Congresso da AJS e Boscampo com alunos dos Colégios Dom Bosco, CEMA e CESAM/DF

 

13 a 27/08

Catedral de Brasília – Esplanada dos Ministérios

 

27/08

8h30min – Caminhada com jovens e comunidade saindo da Catedral para o Santuário Dom Bosco.

10h30min – Missa Solene no Santuário Dom Bosco, presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha.

11h45min – Solene benção da Cripta e entronização da Urna Relíquia de São João Bosco.

RSB Informa

Comments

comments

Post a Comment

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS