Início Comunicação Social Salesiano Idenilson emite os votos perpétuos em Cuiabá

Salesiano Idenilson emite os votos perpétuos em Cuiabá

56
0

O Salesiano Idenilson Lemes da Conceição emitiu os seus votos perpétuos na noite do dia 14 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora – em Cuiabá. A celebração de Profissão Religiosa Perpétua foi presidida pelo Inspetor, Pe. Gildásio Mendes, e contou com a presença dos familiares e amigos do Salesiano, de seus padrinhos Lara e Marcelo Cardoso, dos salesianos e de membros da Família Salesiana. 

Clique aqui e confira as fotos da Profissão Religiosa.

História vocacional 

Idenilson Lemes da Conceição, primogênito dentre três irmãos, filho de Cleonice Lemes e Jorgemar Augusto; nascido em Cuiabá (MT), foi educado pela avó materna, Cecilia Lemes, que lhe garantiu uma formação humana e cristã sólida, pautada na pia religiosidade popular cuiabana; sendo batizado aos vinte dias de vida.

No Colégio Militar recebeu educação fundamental e média, como também, teve contato com a Capelania Militar, cujo capelão era o saudoso frei Quirino Franz, que com simplicidade própria dos franciscanos exercia seu ministério sacerdotal junto aos alunos e oficiais. A prática da ordem e disciplina, bem como, o zelo exemplar do capelão favoreceu lhe a aproximação à vida religiosa.

Com doze anos recebeu pela primeira vez o sacramento da Eucaristia, na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo pároco era o Pe. Luilson Pouso, aquele que posteriormente se tornou seu padrinho de Crisma, como também, quem o auxiliou no processo de discernimento vocacional. Neste período participou da Associação Pontifícia Arautos do Evangelho, onde aprendeu a cultivar um profundo amor à Santa Virgem Mãe de Deus, mais tarde com o título de Auxiliadora.

Por intermédio de seu padrinho teve contato com os salesianos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá, onde residia a figura icônica para a sociedade cuiabana, ou seja, o salesiano pe. Firmo Pinto Duarte. O diretor de então, pe. Wagner Galvão convidou-o para trabalhar no colégio como auxiliar de pastoral. No período de quatro anos viveu de forma intensa a Espiritualidade Salesiana que o fez apaixonar-se pelo carisma de São João Bosco. Neste interim, trabalhava e estudava, cursando a faculdade de pedagogia, na Universidade de Cuiabá, ao fim do curso decidiu iniciar seu processo formativo salesiano.

Em Campo Grande, no Instituto São Vicente, Lagoa da Cruz, fez o pré-noviciado, sendo o diretor o pe. Orozimbo de Paula, no fim deste ano decidiu pedir para fazer uma experiência missionaria; foi enviado à Comunidade Salesiana da Aldeia Sagrado Coração de Jesus de Meruri, da etnia Bororo, onde fez uma rica experiência cristã e salesiana que lhe garantiu segurança para prosseguir o caminho vocacional. Com o pe. Augusto Kian, mestre de noviços, trilhou o caminho espiritual de configuração a Jesus Cristo no estilo de Dom Bosco, depois deste período lapidar, recebeu como “dom” a profissão salesiana temporária em Indápolis/MS.

Na Universidade Católica Dom Bosco cursou a faculdade de filosofia, bem como, na faculdade de Cuiabá concluiu a especialização em psicopedagogia. No primeiro ano de tirocínio foi enviado às Comunidades Salesianas de Meruri e São Marcos, onde foi assistente exercendo os encargos de diretor de pastoral junto aos índios Bororos e professor dos índios Xavantes. No segundo ano de tirocínio auxiliou na formação dos pré-noviços, no fim de sua vivência educativo-pastoral ingressou no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo/SP onde se encontra até o momento, na formação específica ao sacerdócio.

Diante da Profissão Perpétua Salesiana eminente, afirma: “Assumir a vocação salesiana é para mim, viver na liberdade a consciência e as consequências da relação com o Deus-amor. Antes de tudo, é uma experiência de profundo abandono: sou entregue às mãos e ao coração de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Tenho a firme certeza que sua graça me impulsiona, que seu amor me reveste e que o auxílio dos irmãos salesianos me sustentará”. Enfim, com o lema: “Senhor, chamaste-me. Aqui estou!” (cf. 1Sm 3,4) No dia 14 de dezembro fará a Profissão Perpétua Salesiana como culminância do processo inicial formativo de dez anos, como também, testemunhará que o amor de Deus é capaz de saciar o sentido da vida.