Início Publicações RMG – Comunicar paz e solidariedade: entrevista do P. Gildasio Mendes

RMG – Comunicar paz e solidariedade: entrevista do P. Gildasio Mendes

53
0

(ANS – Roma) – Durante sua visita de animação aos Delegados de Comunicação Social (CS) da Polônia, em 15 de março último, em Varsóvia, o P. Gildasio Mendes, Conselheiro Geral para a CS, deu uma entrevista à edição de um programa católico da televisão polonesa, durante a qual se tratou do papel dos salesianos e da mídia salesiana, na guerra em curso na Ucrânia, e comentou a carta do Reitor-Mor sobre a situação nesse País, para promover uma comunicação baseada na solidariedade em favor da paz.

A entrevista foi coordenada pelo P. Maciej Makula, Coordenador do programa religioso da TV estatal da Polônia, e realizada pelo P. Mariusz Jawny, Coordenador de Comunicação para a Região Europa Centro e Norte.

Durante a entrevista o P. Mendes tratou da importância de promover com muita clareza e unidade institucional, com a Igreja e toda a Congregação Salesiana, uma política e ação concretas na área da comunicação pela construção da paz no mundo de hoje. “Dom Bosco era um educador que promovia a paz…”, afirmou.

De modo muito claro, o Conselheiro Geral acrescentou que é urgente parar a guerra na Ucrânia e entrar pelo caminho do diálogo a partir de uma ética política e econômica justa e solidária.

Sublinhou mais o P. Mendes o grande trabalho que estão a fazer os Salesianos na Polônia, através da Procuradoria salesiana missionária de Varsóvia e nas numerosas comunidades  salesianas que acolhem com fraternidade e solidariedade os refugiados nas casas salesianas, como em todo o mundo, graças à Coordenação Internacional da Resposta Salesiana às Emergências.

Em sua mensagem, o Conselheiro para a CS faz depois um apelo para que os Delegados de Comunicação e os responsáveis pela mídia promovam uma ética de comunicação que vise a construção da paz e da solidariedade tanto na Ucrânia quanto no Haiti, na Venezuela, na Etiópia, em Mianmar…, em todo o Mundo.

A entrevista integral do P. Mendes, que será transmitida pela TV polonesa domingo, 27 de março, está à disposição em ‘ANSChannel’ em inglês e – legendada – em italiano, espanhol, francês e português.