Início Comunicação Social Ricerche Storiche Salesiane n° 75

Ricerche Storiche Salesiane n° 75

34
0

(ANS – Roma) – Já foi publicado o no 75 (julho-dezembro de 2020) de “Ricerche Storiche Salesiane” (RSS) (Pesquisas Históricas Salesianas), revista bimestral de História religiosa e civil, pelo ISS – ‘Istituto Storico Salesiano’ (Instituto Histórico Salesiano).

A revista contém, no setor STUDI (ESTUDOS) deste número, três dissertações:

Uma “Congregazione di carattere esclusivamente italiano”? Complessità politiche, sociali, giuridiche pertinenti all’istituzione di un’Ispettoria tedesca dei Salesiani di don Bosco (Complexidades políticas, sociais, jurídicas relativas à implantação de uma Inspettoria alemã dos Salesianos de Dom Bosco) é o estudo de Joachim Bürkle. O estudo, dividido em três partes, inicia com o nascer da atividade salesiana na Alemanha, apresenta o crescimento da comunidade no decorrer da República de Weimar e conclui concentrando-se nos “anos difíceis” dos Salesianos na Alemanha, durante o Nacional-Socialismo.

A segunda contribuição, de Paulo Pieraccini, trata o tema: ‘Risveglio nazionale arabo e cattolici di Terra Santa: il caso della Società salesiana (1904-1920). Prima parte.’ (Despertar nacional árabe e católicos da Terra Santa: o caso da Sociedade salesiana (1904-1920). Primeira parte). O texto apresenta as dificuldades e as divisões que se desenvolveram, também na Igreja e na mesma Congregação Salesiana, por causa do nacionalismo árabe, sobretudo durante a I Guerra Mundial.

‘Sulla fondazione della Congregazione delle “Caritas Suore di Gesù” (Sobre a fundação da Congregação das “Caritas Irmãs de Jesus) é o título de uma pesquisa feita por Nestor Impelido. Trata-se de um estudo acerca dos inícios históricos das Irmãs da Caridade de Jesus (SCG, sigla em italiano) baseado em material tomado nos arquivos centrais das Irmãs da Caridade (Tóquio) e dos Salesianos (Tóquio e Roma). Emergem as figuras dos salesianos P. Antonio Cavoli, Fundador, e P. Vicente Cimatti.

No setor FONTI (FONTES) se apresenta um texto original:

‘Regolamento della Compagnia di San Giuseppe (Regulamento da Companhia de São José). É a edição crítica feita por Rodolfo Bogotto. No biênio 1858-1859, Dom Bosco incrementa o internato para jovens estudantes. A seção dos aprendizes, por isso, diminui de número e passa a segundo plano. Com o passar dos meses os dois grupos juvenis residentes em Valdocco se diferenciam cada vez mais, por atividades, ritmos de vida, grau de instrução, necessidades, expectativas… Para evitar mal-estares, o clérigo Giovanni Bonetti recebe o encargo de animar e dar assistência aos aprendizes. Promove entre eles a ‘Companhia de São José’, compondo-lhe um Regulamento em forma conjunta.

No setor PROFILI (PERFIS) apresenta-se um artigo de Thomas Anchukandam: José Luis Carreño Etxeandía (1905-1986) – a profile (um perfil). No setor NOTA está a contribuição do P. Aldo Giraudo ‘La valenza storiografica degli epistolari (O valor historiográfico dos epistolários).

Enriquecem o volume diversas RECENSIONI (recensões) e SEGNALAZIONI (indicações) de livros sobre temas salesianos

Fecha-se o número com o ‘Repertorio Bibliografico: 2018-2019’, aos cuidados de Cinzia Angelucci e Stanisław Zimniak.

Aos cuidados do P. Stanisław Zimniak SDB,

ISS