Início Comunicação Social Representantes das Organizações salesianas procuram as melhores modalidades para sustentar a educação...

Representantes das Organizações salesianas procuram as melhores modalidades para sustentar a educação e a formação dos jovens

53
0

(ANS – Roma) – Nos dias 29 e 30 de maio, os Membros e Colaboradores do “Don Bosco Network” (DBN) – dentre os quais o Conselheiro Geral para as Missões, P. Guillermo Basañes; o Ecônomo Geral, Sr. Jean Paul Muller SDB; e o Coordenador das Procuradorias Missionárias Salesianas, P. George Menamparampil – estão reunidos na Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, para a Assembleia Geral Anual da Instituição e para a Reunião do Grupo de Trabalho para a Cooperação ao Desenvolvimento.

Os 25 Representantes das Organizações salesianas – provenientes da Europa, Estados Unidos, Índia e África – estão pois a se confrontar para individuar as melhores modalidades com que sustentar a educação e a formação dos jovens, em todo o mundo.

Especial atenção se reserva no momento aos jovens de Países em vias de desenvolvimento na África, América Latina e Ásia. Para acompanhar e dar sustentação à missão de Dom Bosco no mundo, o DBN visa proporcionar aos jovens a possibilidade de realizar seus sonhos de vida melhor e de inserir-se no mercado de trabalho já em seus próprios Países de origem.

É graças a programas como “Don Bosco Tech África” – que representa 102 Centros de Formação Técnica e Profissional em bem 34 Países do Continente Africano – que tantos jovens africanos podem evitar de emigrar (para achar uma vida melhor). Porque é através da educação, da formação profissional, da ajuda na busca de emprego que eles podem realizar os seus lindos sonhos e construir um futuro melhor para si e para as suas comunidades nos seus mesmos Países.

Enquanto isso, outros programas e projetos – como “BoscoNet”, na região da Ásia Sul, ou as redes “Young People at Risk” (YARs) para os jovens em situação de risco de exclusão social nas regiões salesianas da ‘Interamérica’ (do Alasca à Bolívia) e da ‘Ásia Sul’ (Índia e Sri Lanka) – continuam a assegurar eficácia à Missão de Dom Bosco.

Neste vasto empenho internacional, o DBN dá: suporte através de programas de formação e habilitação a educadores; ajudas humanitárias aos necessitados; programas de recuperação e reinserção social, de desenvolvimento de colaborações, de cooperação e trabalho em rede… E tudo isso servindo-se de técnicas e meios de comunicação modernos, sem esquecer que o DBN coopera com organizações e indivíduos ativos nos projetos que utilizam energias renováveis e favorecem uma economia sustentável.

A Rede do DBN vai mais e mais crescendo com o tempo. Novas organizações salesianas se lhe vão acrescentando: neste ano, p. ex., o DBN acolheu mais um novo membro: a “Mission Office Ireland”, Procuradoria Missionária Salesiana da Inspetoria da Irlanda.

 

Veja a matéria no site da ASN clicando no link abaixo: