Início Comunicação Social Reitor-Mor e Conselho Geral prosseguem reuniões de organização e planejamento da Congregação...

Reitor-Mor e Conselho Geral prosseguem reuniões de organização e planejamento da Congregação Salesiana

101
0

(ANS – Roma) – No dia 3 de junho de 2020, quarta-feira, o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, seu vigário, e um grupo de conselheiros gerais e regionais presentes no Escritório Central, com outros conselheiros espalhados em diferentes países do mundo, mas conectados de forma virtual, retomaram o trabalho de organização e programação.

As reuniões plenárias do Reitor-Mor e do Conselho Geral começaram em 3 de junho, mas a organização da Congregação já havia começado em maio, com a nomeação de sete inspetores salesianos.

Em junho, como todos os anos, as reuniões do Reitor-Mor e do Conselho Geral começaram, mas este ano devido à pandemia de Covid-19, começaram com a ausência física de quatro conselheiros regionais e um conselheiro geral, que eles não conseguiram entrar na Itália.

Em 4 de junho, o P. Miguel Angel García, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, e o P. Juan Carlos Pérez, Conselheiro Regional para a Região Mediterrânea, aderiram ao Conselho.

O Conselho Geral é composto por 15 membros, incluindo o Reitor-Mor e o Secretário-Geral. Até o momento, 10 conselheiros estão presentes em Roma, mesmo que os ausentes continuem participando por teleconferência na organização e programação da Congregação Salesiana.

O trabalho do Reitor-Mor e de seu Conselho tem como missão a administração ordinária e a preparação, sob indicação do Reitor-Mor, da carta que será o programa para o período de seis anos e de outros temas para reflexão. O Conselho adotará o documento e adotará a resolução do CG28 com as diretrizes do Reitor-Mor, a carta de navegação da Congregação com base nas diretrizes do Papa Francisco e nas reflexões do Capítulo. Graças à organização desses documentos, o Projeto e Programação da Congregação para o sexênio 2020-2026 serão oferecidos nos próximos meses.

Devido à pandemia, as viagens dos conselheiros para várias partes do mundo devem ser reduzidas e a sessão geral de outubro do Conselho Geral refletirá e avaliará novas metodologias de trabalho. 

A missão fundamental do Conselho Geral é cooperar com o Reitor-Mor na animação e governo da Congregação “para identificar e estudar os problemas que afetam o bem comum da Sociedade, promover a união fraterna entre as diferentes Províncias e cuidar de ambos. uma organização cada vez mais eficiente para cumprir a missão salesiana no mundo “, sublinham as Constituições salesianas (art. 130).