Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Reitor da UCDB recebe condecoração da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho

Reitor da UCDB recebe condecoração da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho

21 de outubro de 2019

Pe. Ricardo Carlos, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), recebeu a condecoração da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho na noite desta sexta-feira (18). A homenagem de “Grande Oficial” foi concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS) ao sacerdote salesiano em uma solenidade realizada na sede do órgão, em Campo Grande.

A outorga da comenda ao Pe. Ricardo foi sugerida pelo desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Reitor. Na data, outras 28 pessoas foram agraciadas com a honraria e as homenagens foram concedidas nos graus de “Grã-Cruz”; “Grande Oficial”; “Comendador” e “Oficial”.

Por meio de parcerias firmadas entre a Católica e o TRT 24ª Região, vários trabalhos são realizados em conjunto. Uma dessas ações prevê o resgate histórico em que acadêmicos de História e Direito da UCDB, que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic,) analisam processos trabalhistas cedidos à Universidade pelo tribunal para serem objeto de estudo acadêmico.

As análises resultam em artigos científicos e duas obras literárias já foram produzidas. Coordenado pela professora Maria Augusta Castilho, o trabalho recebe o apoio das docentes Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat e Dra. Arlinda Cantero Dorsa e é realizado, há mais de 10 anos, no Laboratório de História da UCDB.

Mais do que essa iniciativa, desde maio deste ano, a Católica também desenvolve um projeto gratuito voltado para a promoção de saúde mental aos servidores. O trabalho é gerenciado pela professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Católica que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Para que os servidores tenham fácil acesso ao atendimento psicológico sem que exista a necessidade de eles saírem do ambiente de trabalho, neste projeto, a equipe da Católica atua em uma sala no prédio do TRT 24ª região — método denominado plantão psicológico. Após o primeiro atendimento, se for identificada a necessidade de um acompanhamento mais aprofundado, os servidores são encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador localizado na Clínica-Escola da UCDB.

Natalie Malulei

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS