Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Reitor da UCDB participa de audiência com ministro da Educação

Reitor da UCDB participa de audiência com ministro da Educação

21 de agosto de 2019

Integrantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), incluindo o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, reuniram-se na tarde de ontem (20) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília (DF). Na pauta do encontro estavam propostas para melhoria da educação no Brasil.

Os reitores apresentaram ao ministro pontos importantes para a educação superior que vem sendo discutidos no CRUB, incluindo a melhoria na educação básica; ampliação do acesso ao ensino superior; fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-graduação, com a ampliação do orçamento reservado aos organismos de fomento da pós-graduação, como CAPES e CNPq; estabelecimento de estratégias para a elevação da matrícula no Stricto Sensu e respeito à autonomia universitária.

“O CRUB e as entidades da educação superior, conscientes do importante papel que desempenham para o desenvolvimento social, político e econômico do país, vêm se expressar por meio deste documento acerca da construção e fortalecimento da agenda educacional para os próximos quatro anos, norteadas pelas metas e objetivos apregoados no Plano Nacional de Educação (PNE)”, diz a carta conjunta assinada pelo CRUB e encaminhada ao Governo federal.

“O investimento no ensino superior é estratégico para o projeto de desenvolvimento do País, visto que, comprovadamente, agrega qualificação ao trabalhador brasileiro, amplia a margem de arrecadação de impostos, gera riqueza, movimenta a economia e dignifica a sociedade. Ressaltamos também que a Educação é o único caminho para a construção de um Brasil mais justo e igualitário”, afirmam os signatários.

Além de Pe. Ricardo, participaram do encontro o presidente do Conselho de Reitores, Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM), juntamente com os membros da diretoria do Colegiado: os reitores Eda Coutinho (IESB); Wolmir Amado (PUC Goiás); Pe. Josafá de Siqueira (PUC-Rio); Ir. Paulo Fossatti (UniLaSalle) e Martin Kuhn (Unasp), e o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima e o secretário executivo do CRUB, Afranio Gonçalves Castro.

Com informações do CRUB.

Por Sílvia Tada – UCDB

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS