Início Comunicação Social Reitor da UCDB participa de audiência com ministro da Educação

Reitor da UCDB participa de audiência com ministro da Educação

51
0

Integrantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), incluindo o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, reuniram-se na tarde de ontem (20) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília (DF). Na pauta do encontro estavam propostas para melhoria da educação no Brasil.

Os reitores apresentaram ao ministro pontos importantes para a educação superior que vem sendo discutidos no CRUB, incluindo a melhoria na educação básica; ampliação do acesso ao ensino superior; fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-graduação, com a ampliação do orçamento reservado aos organismos de fomento da pós-graduação, como CAPES e CNPq; estabelecimento de estratégias para a elevação da matrícula no Stricto Sensu e respeito à autonomia universitária.

“O CRUB e as entidades da educação superior, conscientes do importante papel que desempenham para o desenvolvimento social, político e econômico do país, vêm se expressar por meio deste documento acerca da construção e fortalecimento da agenda educacional para os próximos quatro anos, norteadas pelas metas e objetivos apregoados no Plano Nacional de Educação (PNE)”, diz a carta conjunta assinada pelo CRUB e encaminhada ao Governo federal.

“O investimento no ensino superior é estratégico para o projeto de desenvolvimento do País, visto que, comprovadamente, agrega qualificação ao trabalhador brasileiro, amplia a margem de arrecadação de impostos, gera riqueza, movimenta a economia e dignifica a sociedade. Ressaltamos também que a Educação é o único caminho para a construção de um Brasil mais justo e igualitário”, afirmam os signatários.

Além de Pe. Ricardo, participaram do encontro o presidente do Conselho de Reitores, Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM), juntamente com os membros da diretoria do Colegiado: os reitores Eda Coutinho (IESB); Wolmir Amado (PUC Goiás); Pe. Josafá de Siqueira (PUC-Rio); Ir. Paulo Fossatti (UniLaSalle) e Martin Kuhn (Unasp), e o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima e o secretário executivo do CRUB, Afranio Gonçalves Castro.

Com informações do CRUB.

Por Sílvia Tada – UCDB