Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Reitor da UCDB é homenageado com o título Doutor Honoris Causa pela UFMS

Reitor da UCDB é homenageado com o título Doutor Honoris Causa pela UFMS

6 de dezembro de 2022

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), P. José Marinoni, recebeu o título Doutor Honoris Causa pela dedicação ao sacerdócio e pelo trabalho desempenhado na educação do ensino superior, concedido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em cerimônia realizada ontem (5) no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande e presidida pelo Reitor da UFMS, Marcelo Turine.  “Esta homenagem que estou recebendo é o reconhecimento da sociedade à arte de educar exercida pelos salesianos, desde que chegaram às terras mato-grossenses e sul-mato-grossenses, pautando nos ensinamentos do grande educador São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude. Ele afirmava que educar é coisa do coração e esse desafio tem guiado os salesianos e leigos ao longo desses anos”, comemorou o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni.

O título é um dos maiores reconhecimentos acadêmicos de uma instituição universitária, reconhecendo o trabalho de diversas personalidades que servem de exemplo para a comunidade educativa e para a sociedade e nesta ocasião, o nome do Pe. Marinoni foi proposto pela vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo. “Sua trajetória, como sacerdote e educador, nos inspira e nos faz ter, cada vez mais certeza de que o único caminho que devemos seguir, enquanto Instituição de ensino superior, é o caminho de fazer o melhor para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País, por meio da melhoria do investimento em ciência, tecnologia e inovação, em prol de um ensino forte, de qualidade e inclusivo”, ressaltou a proponente da homenagem.

Já o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou a sábia iniciativa da outorga deste título de Doutor Honoris Causa ao Pe. José Marinoni aprovada pelo egrégio Conselho Universitário. “Esta é uma acertada proposição que prestigia não apenas a pessoa merecedora desta honraria, mas também nossa Instituição, que a confere. Sua visão de educação nos envolve, nos agrega no mesmo lado, para, mediante formação da juventude, promovermos um mundo melhor”, destacou.

Marinoni passa a ocupar a 31ª posição entre as pessoas que já foram homenageadas pela UFMS, desde o início da entrega do título Doutor Honoris Causa pela Instituição, em 1985. Além do Reitor da UCDB, outras três personalidades também foram homenageadas com a condecoração entregue à destaques da educação e do patrimônio artístico e cultural do Estado, como a presidente do Projeto Rondon, professora Marilena Dias Barreto dos Reis por defender a ‘Causa Indígena’; a ex-senadora e educadora Marisa Joaquina Monteiro Serrano pela relevância da mulher e por ‘45 anos de vida pública’ e o presidente do Instituto de Museus, Pedro Mastrobuono por defender a memória Nacional ‘Protetor do patrimônio cultural’.

O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, participou do evento representando o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Também estiveram presentes os Pró-Reitores da Católica, Ir. Rafaelle Lochi (Administração), Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), dra. Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão)  e o dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), além de coordenadores, docentes e muitos amigos.

Homenageado — P. José Marinoni nasceu no dia 7 de outubro de 1.942, em Fenegrò, na província de Como, situada ao norte da Itália. Após os primeiros anos de seminário na Itália, nasceu nele a vontade de tornar-se missionário e, no ano em que completou 18 anos, veio para o Brasil. Aqui, cursou Filosofia e Pedagogia. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1970, em Campo Grande.

Atuou no Colégio Dom Bosco, como coordenador de estudos. Depois, foi destacado para missão na terra indígena Meruri, onde foi diretor da Colônia Indígena Comunidade Sagrado Coração de  Meruri, no Mato Grosso. Depois, seguiu para Araçatuba como diretor do Colégio Salesiano.

Em Campo Grande (1981), assumiu as funções de diretor-geral das  Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e do Colégio Dom Bosco, até o final de 1984. Nos seis anos seguintes, assumiu a função de inspetor na Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório. Está à frente da UCDB desde 2020, mas também esteve desde a criação da Universidade (1993) até o ano de 2015.

 

Gilmar Hernandes – Assessoria de Comunicação UCDB

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS