Início Comunicação Social Reitor da PUC Goiás abre o Fórum Ambiental do Unisalesiano

Reitor da PUC Goiás abre o Fórum Ambiental do Unisalesiano

31
0

A Igreja Universitária do campus de Araçatuba ficou completamente lotada para a cerimônia de abertura do Fórum. O evento foi prestigiado por várias autoridades de Araçatuba e região e teve apresentação musical e palestra do Reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, Prof. Wolmir Amado.

A solenidade de abertura do Fórum Ambiental Unisalesiano 2016 – cujo tema foi “Cuidado com a casa comum” – foi realizada na sexta-feira, 16 de setembro, às 19h30, na Igreja Universitária do campus de Araçatuba. Autoridades de toda a região, professores, coordenadores, membros da Reitoria e alunos de Araçatuba e Lins prestigiaram o evento que foi iniciado com uma apresentação musical da Orquestra e Coral Madrigal Paralellus, de Araçatuba, sob a regência da maestrina Mizue Otsuka.

O coral apresentou clássicos da música internacional e brasileira, como “Exodus”, “Oh, happy Days”, “Romaria”, “Oh Sole Mio”, “Cidade Maravilhosa” e “Partiró”, sendo muito aplaudido pelo público presente. Em seguida, foi formada a Mesa de Honra para o início da cerimônia oficial. O Reitor do Unisalesiano, Pe. Luigi Favero, recebeu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva – acompanhado de todo o seu secretariado , o secretário do Meio Ambiente de Birigui, Paulo Batista e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Albino Ferragini.

O palestrante Prof. Wolmir Amado, Reitor da PUC-Goiás, estava acompanhado do Pe. Daniel Lagni, pároco da Catedral Metropolitana de Goiânia (GO) e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura, Mantenedora da PUC- Goiás. Também compuseram a Mesa de Honra, o Pró-Reitor Acadêmico do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Ademir Lima de Oliveira, e coordenadores de todos os cursos da instituição.

Em seu pronunciamento, Pe. Luigi agradeceu a presença de todas as autoridades que acolheram ao convite do Unisalesiano e a presença maciça dos alunos que lotaram a Igreja Universitária. Ele comentou a escolha do tema deste primeiro fórum ambiental realizado pela Instituição – “Cuidado com a casa comum” – baseado na encíclica do Papa Francisco, escrita exclusivamente sobre o tema do meio ambiente.

Em seguida, a Prof.ª Rossana Cabrera Rosa, coordenadora do Fórum, falou sobre a programação que inclui também uma corrida e caminhada no domingo (18) e exposição de trabalhos dos alunos nos dias 19, 20 e 21. Ela foi seguida pelo pronunciamento do prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, que exaltou a iniciativa do Unisalesiano em tratar de um tema tão atual e necessário.

Em sua palestra, o Prof. Wolmir Amado, fez uma retrospectiva histórica das encíclicas papais até chegar à encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco. Ele também abordou os vários temas da atualidade que compõem as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade – e foi muito aplaudido ao final de sua palestra.

No encerramento, todos foram convidados a se dirigir à frente da Igreja Universitária, onde houve a soltura dos balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas e show de fogos de artifícios.

Marketing/Unisalesiano Araçatuba


Fotos

1 2 3 4 5 6 7 8img_8495