Início Instituição de Ensino Superior Reitor consagra Universidade Católica Dom Bosco a São José

Reitor consagra Universidade Católica Dom Bosco a São José

53
0

A cerimônia de consagração da Universidade a São José aconteceu na manhã desta sexta-feira (19/03), no hall do bloco administrativo da instituição. Na festa litúrgica que celebra os 150 anos de proclamação de São José como protetor das famílias e da Igreja, o Reitor, P. José Marinoni e o Pró-Reitor P. Idenilson presidiram a celebração. O Pró-reitor de Administração, Ir. Rafaele Lochi também participou da cerimônia. Ele fez a leitura da oração de Consagração de São José e, em seguida, o Pe. Idenilson abençoou pães com a intercessão de São José e os distribuiu aos colaboradores. Após a benção de São José, os colaboradores foram convidados a seguir em procissão para participarem da Santa Missa em ação de graças a São José, na igreja da Paróquia Universitária de São João Bosco. “Que ele nos ajude a ser exemplo para nossas famílias. Peçamos a proteção de São José para que nos livre da doença e da dor. Interceda por todos nós São José!”, destacou o reitor da UCDB, P. José Marinoni.

Em muitos dos escritos de Dom Bosco fica claro o quanto o santo fundador dos salesianos amava São José: ele o havia nomeado padroeiro do Oratório, colocara os artesãos sob sua proteção e o proclamara protetor dos exames para os estudantes. Em 1867, Dom Bosco publicou a Vida de São José, na qual recolheu material tanto dos Evangelhos como dos escritos já em circulação sobre o Santo.

Dom Bosco sempre recorria a São José para todas as suas necessidades e incentivava constantemente outros a invocá-lo. Várias vezes, ao longo do ano, falava da eficácia da sua intercessão. Nas igrejas que construiu, Dom Bosco sempre quis que fosse construído um altar a São José.

Por tudo isso, a consagração da UCDB a São José confirma a identidade e carisma salesianos, seguindo a proposta devocional do pai e fundador da Congregação.

 

 

 

 

 

 

Silvia Tada e Euclides Fernandes