Início CG 28 Que Salesianos para os jovens de hoje? Percurso de formação para aprofundar...

Que Salesianos para os jovens de hoje? Percurso de formação para aprofundar o CG28

56
0

(ANS – Roma) – O Papa Francisco, na Carta ao Capítulo Geral 28 (CG28) dos Salesianos, mencionou o carisma da presença para mostrar que o educador depõe sua confiança na ação de Deus. Uma presença gratuita e alegre no meio dos jovens, uma presença real, efetiva e afetiva, que se declina como hospitalidade e como casa. É de ali que nasce o ciclo de encontros dirigido aos salesianos e organizado pelo Centro de Estudos “Opera Tabernacoli Viventi”, em colaboração com a Conferência das Inspetorias Salesianas da Itália (CISI) – Formação, visando nesse aprofundamento do CG28 oferecer uma ocasião de formação permanente.

O Reitor-Mor, em sua fala final e nas linhas programáticas para o sexênio, põe como ápice dos desafios a profundidade carismática – cujo fundamento é o relacionamento com Jesus Cristo – , e o viver o “sacramento salesiano da presença”.

O CG28, em seu n. 37, indicou na sinodalidade missionária a via para a conversão do coração e da mente, a direção da PJ e a modalidade para realizar, nos homens e nas mulheres de comunhão, a construção do espírito de família e a partilha da missão. Em seu n. 3 indicou além disso – na área da afetividade, com todos os problemas ligados ao gênero e à identidade sexual – , um desafio à visão antropológica cristã.

Objetivo do ciclo de encontros – que iniciam sábado próximo, 14 de novembro, e se prolongarão até abril de 2021 –  será aprofundar a identidade carismática a partir do “sacramento salesiano da presença”, na forma da sinodalidade missionária, com realce à dimensão afetiva.

A metodologia prevê encontros de formação on-line no estilo de entrevista, com duração de 35-40 minutos, e com a possibilidade de ir mais a fundo no tema mediante perguntas em chat, por parte dos participantes (por mais meia hora). Os encontros poderão ser gravados e revistos noutro momento.

Os destinatários da iniciativa são todos os salesianos, em formação inicial e permanente, que desejem viver um aprofundamento carismático a partir do CG28.

O calendário dos encontros prevê:

–      “A Antropologia da santidade salesiana” (entrevista com Lodovica Zanet, colaboradora da Postulação Geral da Família Salesiana) – sábado, 14 de novembro de (9-10h15).

–       “O  ‘sacramento salesiano da presença’” (entrevista com o P. Ángel Fernandez Artime, Reitor-Mor) – sábado, 5 de dezembro (9-10h15).

–       “O sacramento da presença eucarística: aprofundamentos teológicos e espirituais” (diálogo com o P. François-Marie Léthel OCD) – sábado, 23 de janeiro (9-10h15).

–       “A sinodalidade missionária para com os jovens mais pobres em chave eucarística” (entrevista com o P. Roberto Carelli SDB) – sábado, 20 de fevereiro (9-10h15).

–       “Afetividade e Eucaristia: por um itinerário de educação ao amor” (diálogo com o P. Andrea Bozzolo SDB) – sábado, 20 de março (9-10h15).

–       “O ‘sacramento da presença’ na experiência de duas mulheres, salesianas cooperadoras: Alexandrina da Costa e Vera Grita” (diálogo com Maria Rita Scrimieri, coordenadora do Centro de Estudos “Opera dei Tabernacoli Viventi”) – sábado, 17 de abril (9-10h15).

Os encontros serão transmitidos em streaming na Página Facebook de Salesiani Don Bosco Italia.