Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Que redes sociais usaria hoje Dom Bosco?

Que redes sociais usaria hoje Dom Bosco?

29 de maio de 2019
“Até mesmo o Instagram pode ser um oratório digital se o animarmos com o pensamento de Dom Bosco”

(ANS – Roma) – “Que redes sociais usaria hoje Dom Bosco?” – esta é a pergunta que os Diretores de Boletins Salesianos, reunidos nestes dias no Centro La Salle, em Roma, ouviram dos dois palestrantes, Nicola Zamperini e Sandro Cristaldi, que animaram as sessões vespertinas de segunda-feira, 27 de maio, segundo dia de trabalho. As respostas não demoraram a chegar: “Usaria toda a mídia digital atual”, respondeu imediatamente Adriana Porterio, responsável pelo BS do Uruguai; enquanto Alejandra Rodríguez, afirmou cabalmente que “Dom Bosco usaria principalmente o YouTube”.

Não há dúvida pois que os tempos mudaram, mas, para Dom Bosco e para os salesianos de hoje, “os meios de comunicação devem ser usados ​​para anunciar Jesus Cristo e buscar a salvação dos jovens” – sugeriu o P. Filiberto González, Conselheiro Geral para a Comunicação Social dos SDBs.

Com efeito, a salvação das almas foi a razão de ser de toda a obra de Dom Bosco e da própria difusão do Boletim Salesiano. O P. Francesco Motto, Diretor emérito do Instituto Histórico Salesiano (ISS, em italiano), que na primeira palestra do dia ilustrou magistralmente a história do BS italiano no pensamento de Dom Bosco e em seus primeiros anos de vida, afirmou: “Dom Bosco foi um grande empreendedor, um organizador, um administrador… Mas acima de tudo, foi uma pessoa apaixonada por transmitir Deus”.

Posteriormente, Nicola Zamperini explicou que “o mundo digital não representa simplesmente a transição de um boletim tradicional para um arquivo pdf. O conteúdo, o texto, o layout, as imagens…, tudo deve ser repensado. Não basta portanto concentrar-se na “passagem” para o texto digital: é preciso pensar, desde o início, sobre o mundo digital e o mundo da impressão. Há que fazer um esforço mental e mudar o ponto de vista”. O esforço, insistiu ele, “é essencialmente uma mudança na maneira de pensar para comunicar num mundo diferente… Até mesmo o Instagram se pode tornar um oratório digital se o animarmos com o pensamento de Dom Bosco”.

O dia terminou com a apresentação do trailer do curta-metragem (a ser concluído nos próximos meses) dedicado ao Salesiano Irmão Bv. Artêmides Zatti  e com uma partilha salesiana.

Reportagem completa no site da ANS

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS