Início Comunicação Social “Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele me...

“Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele me fez?”

129
0

A semana em que vai acontecer a ordenação sacerdotal já começou, mas o diácono Idenílson Lemes da Conceição (33) parece manter a serenidade, mesmo diante da intensidade dos preparativos para a celebração e para a festa. “O sacramento da Ordem é um momento extraordinário na caminhada vocacional, no entanto, eu considero que o passo definitivo, da decisão de vida, que não pode mais voltar atrás foi na ‘Profissão Perpétua’. Por isso, desta vez não tem ‘frio na barriga’, revela.

A Celebração está marcada para o próximo sábado (25), no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá, e será presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, D. Tadeu Canavarros, que teve importante papel na formação salesiana e eclesial de Idenílson. “Ele me dizia que a minha meta não deveria ser tão somente salesiano, mas de ser santo, porque só depois de morto é que eu poderia ser avaliado se verdadeiramente eu cheguei a ser santo. E assim eu continuei a minha caminhada de formação, oração, em busca da santidade”, afirma.

O chamado à vocação sacerdotal veio muito cedo, e ganhou força através do exemplo de um notório salesiano de Cuiabá, o P. Firmo. “Ele tinha uma presença significativa no meio da sociedade cuiabana, tinha o Vinde e Vede, a Novena Perpétua a Nossa Senhora Auxiliadora, e aquilo foi me encantando desde cedo e me levou a iniciar um acompanhamento vocacional diocesano”, relembra. Mas o caminho para o seminário não foi tão simples. Ao concluir o Ensino Médio, por ser menor de idade, precisava da autorização da família para entrar no seminário diocesano, o que não obteve. Uma situação que o levou a fazer a graduação em pedagogia e pós-graduação em psicopedagogia antes de ingressar na vida religiosa.

A caminhada vocacional entre os salesianos começou com um período de 4 anos de ‘voluntariado’ no Colégio São Gonçalo, onde pode conviver com o P. Firmo, a quem muito admirava, e também com a alegria do ambiente salesiano entre os jovens, a espiritualidade e as devoções, o acompanhamento dos grupos juvenis, além da proximidade com a vida em comunidade, segundo o carisma de Dom Bosco. “Aquilo que para mim era um referencial distante na pessoa do padre Firmo, passou a ser algo cotidiano por meio dos retiros, dos encontros, e assim eu fui me aproximando desse carisma. Nesse período eu fui me apaixonando cada vez mais pela pessoa de Dom Bosco, pelo modo como ele apresentava Jesus Cristo, como ele conduzia os jovens, e isso foi alimentando o meu desejo de ser salesiano”, revela.

Como lema sacerdotal, Idenílson adotou o versículo 12 do Salmo 115: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele me fez? ”, e encerra o processo formativo para assumir a pró-reitoria de Pastoral da UCDB, em Campo Grande. “Cada vez mais me preparo para configurar o meu coração ao coração do Cristo Bom Pastor, que está junto do seu povo servindo, indicando os caminhos, numa vida de entrega e serviço, de louvação e oblação a Deus por tudo o que Ele coloca na minha vida”, finaliza.