Início Paróquias Proposta do EIVOC deste fim de semana foi ousar responder ao chamado...

Proposta do EIVOC deste fim de semana foi ousar responder ao chamado de Deus

71
0

De 7 a 9 de outubro, doze jovens vocacionados estiveram na Casa de Retiros do Instituto São Vicente em Campo Grande (MS) para participar do Encontro Inspetorial Vocacional, o EIVOC. Desta vez, o tema do encontro quis motivar os participantes a ousarem responder ao chamado de Deus e a buscar a luz que dissipa a escuridão que é estar na dúvida e no medo de dar esta resposta. 

Momentos de oração, conversa com outros salesianos, ensinamentos sobre o carisma da congregação e diversão marcaram os três dias de convivência. Os jovens puderam se encontrar e dar mais um passo no processo de descoberta e amadurecimento da vocação que Deus os chama a viver. 

Os vocacionados ouviram mensagens sobre como fazer o discernimento vocacional, como bem corresponder ao chamado que Deus faz a cada um, e da mesma forma, aprofundaram o conhecimento a respeito da palavra de Deus. 

Para isto, assessores convidados guiaram cada um destes momentos e reflexões. Esteve presente o Padre Idenilson Lemes, pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco e pároco da Paróquia Universitária; o Padre Aldir da Silva, pároco da Paróquia São João Bosco de Campo Grande (MS); e a pregadora da Comunidade Católica Boa Nova, Luci Mara Arruda. 

A noite da sexta-feira – primeiro dia – ficou sob a responsabilidade dos salesianos pós-noviços. Eles realizaram a ‘Celebração da Luz’ como forma de abrir a mente e o coração dos jovens para ouvir e discernir o chamado de Deus durante os dias de Eivoc.

Na noite de sábado, segundo dia, a diversão foi por conta do ministério de música jovem da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande (MS), que animou a “festa das luzes” preparada pela organização do evento. 

Também estiveram presentes os representantes do Serviço de Animação Vocacional Salesiano da Paróquia São Francisco de Assis, de Três Lagoas, e da Paróquia São João Bosco de Campo Grande (MS). 

O EIVOC é  organizado pela equipe inspetorial de Pastoral Juvenil Vocacional, coordenada pelo Delegado Inspetorial para a PJV, Padre Wagner Luis Galvão. Após o EIVOC, a equipe de Pastoral realiza o trabalho de acompanhamento destes jovens, atendendo suas dúvidas e os preparando para o Estágio Vocacional, um encontro mais intensivo que será em janeiro de 2023. 

 

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT