Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Prontos os vídeos para o Dia Missionário Salesiano 2021

Prontos os vídeos para o Dia Missionário Salesiano 2021

3 de março de 2021

(ANS – Roma) – Prontos os vídeos para o Dia Missionário Salesiano 2021 «Um só Pai, uma só Família – Solidariedade Missionária como Primeiro Anúncio». Eles provêm de todo o mundo, para testemunhar a unidade da Família Salesiana (FS), que se pôs em movimento para responder às necessidades dos mais pobres e anunciar-lhes a mensagem do Evangelho. “Sentir-se filhos do mesmo Pai e, portanto, irmãos, é o desafio mais belo e importante que possamos levar para a frente, mostrando a nossa solidariedade com todos e partindo dos gestos mais simples” – afirmam no Setor para as Missões Salesianas.

Os vídeos são seis: cinco regionais e um de síntese, realizado graças à contribuição da Inspetoria da Itália Meridional (IME).

Na África, a variedade e a enorme riqueza de povos e culturas se viu unida na luta contra o Covid-19, e todas as comunidades nos 42 Países de presença salesiana responderam prontamente, sabendo quão importante fosse a contribuição de todos, também através de gestos mui simples e aparentemente pequenos, os quais acabaram envolvendo tantíssimas e diferentes pessoas. Como sintetiza o título do vídeo: “As correntes mais doces de solidariedade são as que caem de lado”.

Na Europa as clausuras impostas pela pandemia não sustaram o zelo evangelizador e se idealizaram novas modalidades para estar perto dos jovens, como oratório on-line, feito na Eslováquia: também o mundo digital pode ser um campo de testemunho cristão. “Fiquemos próximos das pessoas e levemos Deus ao mundo digital” é o sentido dessa contribuição.

Na Ásia Sul, Índia, os trabalhadores migrantes, descartados pela sociedade, acharam o sorriso e o coração aberto de um vasto movimento de pessoas que se interessaram, e cuidaram deles, realizando o lema “Vasudhaiva Kutumbakam” (Todo o mundo é uma família). “O coração do imigrado sozinho, sem trabalho e abandonado deseja reunir-se com sua família a milhares de quilômetros de distância” – afirma-se no vídeo.

O vídeo da América raconta a experiência da “Fundación Don Bosco”, no Peru, que – tendo visto como a pandemia tenha aumentado a distância dentro da sociedade e tenha atingido as famílias mais pobres – pôs em prática a opção preferencial pelos pobres e conseguiu mostrar o semblante misericordioso de Jesus. “O amor do Pai é incondicionado e inclusivo de todos, sobretudo os das periferias”, recorda o quarto vídeo.

Da Região (salesiana) Ásia Leste-Oceânia, e em particular na Tailândia, a esplêndida colaboração entre os Grupos da FS explicitou o sentido de sentir-se uma família na qual todos cuidam de todos: “Estamos todos na mesma barca”, recordou o Papa Francisco na oração perante uma Praça São Pedro vazia, no dia 27 de março de 2020. “A Família Salesiana une-se para servir a família humana” é a mensagem-síntese do último vídeo.

O Dia Missionário Salesiano (DMS) convida todos a mobilizar-se com a solidariedade, como sinal de esperança e primeiro anúncio da Fé. É um chamado a unir-se numa só Família para, com gestos de caridade inspirados na Fé em Deus pai, ir ao encontro dos irmãos mais desvalidos.

Todos os vídeos estão disponíveis em italiano, espanhol, francês, inglês e português, em Youtube “Setor para as Missões Salesianas”.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS