Início Comunicação Social Projeto de Orientação Profissional auxilia estudantes do Colégio Salesiano nas tomadas de...

Projeto de Orientação Profissional auxilia estudantes do Colégio Salesiano nas tomadas de decisões

45
0

Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” iniciou, recentemente, em parceria com o Curso de Psicologia do UniSALESIANO, o projeto de Orientação Profissional, que tem por objetivo auxiliar os alunos em um momento de decisão sobre as áreas de estudo e profissões.

Entre os meses de setembro e novembro deste ano, acadêmicos do 6º termo de Psicologia se reúnem com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio do Colégio, para auxiliá-los na análise de seus desejos, resistências, possibilidades, dificuldades e possibilidades de escolhas com vistas a traçar um projeto de vida e carreira.

Coordenadora do Curso de Psicologia do UniSALESIANO, Profª. Mirella Justi, afirma que esse tipo de parceria colabora tanto para a decisão vocacional dos jovens, auxiliando-os em um momento difícil para essa faixa etária, como também para a formação dos alunos do Curso, que têm a oportunidade de aplicar, na prática, conceitos e técnicas de orientação profissional tão demandadas na atuação dos psicólogos.

Por sua vez, a psicóloga e docente do Curso de Psicologia do UniSALESIANO, Flávia Santiago, ressalta que a ideia do projeto é fornecer subsídios para que o aluno consiga fazer suas escolhas em diversos momentos de sua vida, e não apenas em um momento específico, como no final do Ensino Médio.

“Pensa-se, aqui, em uma estruturação de projetos de vida e de carreira que integram autoconhecimento, tomada de decisões assertivas, busca de informações reais sobre o mercado de trabalho e cursos de formação, interesses e habilidades pessoais, aprender a ouvir e trabalhar em grupo, etc”, explicou.

Segundo Flávia, o foco será sempre o indivíduo e suas realidades interna e externa, sua forma de eleger prioridades e qual o sentido dado por ele às ocupações e ao mercado. “O objetivo não é apenas escolher uma profissão ou um curso, mas aprender a fazer escolhas pensadas, ponderadas e responsáveis ao longo de toda vida em âmbito pessoal, educacional e, claro, profissional”, completou.

Por fim, em relação à atuação dos acadêmicos de Psicologia do UniSALESIANO, a docente frisa que a atividade permite que eles possam iniciar e desenvolver uma parte da avaliação psicológica, bem como intervenções individuais e grupais, aprendendo um pouco da prática profissional com ética, respeito e acolhimento do ser humano dentro de um espaço escolar.

“A disciplina de Orientação Profissional ainda é pouco trabalhada em outras faculdades. Portanto, o UniSALESIANO tem dado a oportunidade aos alunos de aprenderem, praticarem e prestarem um serviço muito importante para os dias atuais de nossa sociedade”, concluiu.

 

 

Monique Bueno
Analista de Comunicação