Início Instituição de Ensino Superior Projeto Criança Ativa leva estudantes para exposição do Museu das Culturas Dom...

Projeto Criança Ativa leva estudantes para exposição do Museu das Culturas Dom Bosco

38
0

A parceria entre o projeto de extensão Criança Ativa, da Universidade Católica Dom Bosco, com a organização não-governamental Meimei levou cerca de 40 estudantes para uma visita à exposição “Um senhor Museu”, no Pátio Central Shopping, na tarde de ontem (27). Com transporte viabilizado pelo centro comercial, os alunos puderam visitar um pouco do acervo do Museu das Culturas Dom Bosco. A exposição faz parte das comemorações dos 70 anos do museu e permanece aberta até dia 2 de outubro.

A coordenadora do Criança Ativa, professora Claudia Diniz, explica que a parceria com a ong teve início neste ano. “Mesmo com a pandemia, iniciamos um trabalho na ong para atender as crianças de 5 a 12 anos. Uma vez por semana, os extensionistas vão até a sede da Meimei, que fica na Vila Nasser, e fazem atividades interdisciplinares ligadas à pedagogia, psicologia, educação física e agronomia”.

A representante da ong, Ana Claudia de Paula, detalhou o objetivo do trabalho: “A Meimei é um projeto socioeducativo. Atuamos no contraturno da escola oferecendo atividades físicas, artesanato e, principalmente, oferecendo alimentação. São duas refeições por dia”, explicou.

Para o aluno Jonatan da Silva, de 9 anos, a visita foi aprovada. “Achei muito legal. Gostei da parte dos índios; o lobo foi o animal que mais chamou minha atenção”, disse o estudante do 4º ano.

Exposição

Localizada no segundo piso do Pátio Central Shopping, a exposição Um Senhor Museu faz parte das comemorações dos 70 anos do Museu das Culturas Dom Bosco. Uma parte do vasto acervo foi levada para divulgar o local. A exposição é gratuita e aberta de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Um item bastante curioso, que estará exposto, é a assinatura da visita do Papa João Paulo II em 17 de outubro de 1991, quando passou por Campo Grande. Ele foi declarado santo pelo Papa Francisco no dia 27 de abril de 2014, sendo comemorado o dia de São João Paulo II no dia 22 de outubro, data em que celebrou a primeira missa como pontífice.

Os visitantes poderão apreciar animais taxidermizados do Cerrado e do Pantanal, como onça parda, lobo guará, tatu canastra e urubu rei. Também estarão à disposição a coleção de paleontologia (fósseis da Corumbella werneri e do Mesossaurus); coleção de arqueologia (objetos de pedra lascada – ponta flecha e pedra polida – machados); e a coleção de etnologia (plumária, cerâmica e adornos de diferentes povos indígenas de Mato Grosso do Sul e do Brasil).