Início Agenda Profissão Perpétua

Profissão Perpétua

69
0

No dia 24 de janeiro – Solenidade de São Francisco de Sales – será realizada a Profissão Perpétua dos salesianos Gabriel Aragão, João Marcos de Almeida Molina e Vanderson de Souza Gomes em celebração presidida pelo Inspetor, Pe. Gildásio Mendes, na Igreja Dom Bosco – localizada no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A missa terá início às 9h da manhã.

Conforme a Ratio Fundamentalis (capítulo quinto),  é pela profissão perpétua – e, no caso dos presbíteros, pela ordenação sacerdotal – que o salesiano entra plenamente na experiência de vida salesiana a ser vivida com uma fidelidade sustentada pela graça da formação permanente. O documento reforça que  a formação permanente é um esforço constante de conversão e renovação para responder às exigências sempre novas da condição juvenil e popular.

Vocacionados

Gabriel AragaoIrmão Gabriel Aragão – nasceu em 28 de julho de 1987 em Presidente Prudente (SP). É filho de Ulisses Aragão e de Elenice Aparecida Portioli Aragão. Aos 19 anos de idade, entrou como voluntário na MSMT- Cidade Dom Bosco, de Corumbá (MS). No ano seguinte, ingressou no Instituto São Vicente para iniciar a sua caminhada vocacional como salesiano, iniciou o pré-noviciado em 2007, o noviciado em 2008 e, no ano de 2009, fez sua primeira profissão religiosa. Cursou Filosofia na UCDB e continuou seus estudos específicos no Cresco até o final deste ano. Atualmente é o  responsável pela Animação Vocacional no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá (MT).

Ir. João Marcos de A. MolinaIrmão João Marcos de Almeida Molina – nasceu em 06 de julho de 1990, em Três Lagoas (MS). É filho de Júlio Cesar Cocito Molina e Maria do Rosário de Almeida Cocito Molina. Em 2005, aos 15 anos de idade entrou para o aspirantado na comunidade salesiana do Instituto São Vicente. Em 2008, fez o pré-noviciado na mesma casa salesiana. Foi para noviciado em 2009 e emitiu os primeiros votos como Salesiano de Dom Bosco, em 2010. Cursou Filosofia na UCDB, foi assistente dos pré-noviços em Campo Grande e na missão indígena de Meruri. Possui pós-graduação em Educação Social pela Universidade Católica de Brasília. Em 2014, iniciou seus estudos específicos em Cresco. Atualmente é o Coordenador de Pastoral no pós-noviciado – Instituto São Vicente, e da Casa Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

VandersonS. Vanderson de Souza Gomes (4º ano de Teologia) – nasceu em 26 de janeiro de 1988, em Rondonópolis (MT). É filho de Salvador Pereira Gomes e de Clotildes Rodrigues de Souza. Entrou na comunidade salesiana São Vicente (ISV) quando tinha 17 anos. Nos dois anos seguintes fez o pré-noviciado, em Campo Grande, e o noviciado, no Instituto Dom Bosco – em Indápolis/Dourados. Só então emitiu o primeiros votos como Salesiano, no dia 24 de janeiro de 2008. Cursou Filosofia na UCDB, fez o Tirocínio na Cidade Dom Bosco (Corumbá) e na missão indígena de Sangradouro (MT) e o Pós-tironício na comunidade salesiana de Coxipó da Ponte (Cuiabá). Desde 2013 estuda Teologia no Instituto Pio XI, na Lapa (São Paulo – SP).

Fládima Christofari/MSMT