Início Comunicação Social Presidente da Missão Salesiana empossa nova reitoria do Unisalesiano

Presidente da Missão Salesiana empossa nova reitoria do Unisalesiano

27
0

Em uma cerimônia marcada pela emoção e considerada “um momento histórico” pelo Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso,  Pe. Gildásio Mendes dos Santos, tomaram posse na noite de quarta-feira. 28 de janeiro, os membros da nova Reitoria do Centro Universitário Unisalesiano, que engloba os campi universitários de Araçatuba e Lins.

O auditório Papa Francisco, situado no bloco C do campus do Unisalesiano de Araçatuba, ficou completamente lotado por professores, funcionários, coordenadores e autoridades eclesiásticas que prestigiaram a posse do Pe. Luigi Favero como Magnífico Reitor do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, o Unisalesiano. Entre as autoridades presentes estavam o bispo de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, o bispo de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron e o diretor do Colégio Salesiano de Araçatuba, Pe. Marcelo Fujimura.

O evento, que marcou o início da Semana Pedagógica de 2015 do Unisalesiano, foi aberto com um momento de espiritualidade, conduzido pelo Pe. Arlindo Pereira de Lima, pró-reitor da Pastoral do centro universitário. Comentando a leitura do Evangelho, Pe. Arlindo falou da figura do “Bom Pastor” como referencial para o trabalho educativo da instituição neste ano. Também foi exibida uma mensagem do Reitor-Mor dos Salesianos, Àngel Fernandez Artime.

Em seguida, Pe. Luigi destacou a presença de professores e funcionários dos campi de Lins e Araçatuba e do Colégio Salesiano de Araçatuba. Ele também apresentou o palestrante da noite, Pe. Afonso de Castro, a quem agradeceu pelo apoio que deu à criação e consolidação do Centro Universitário Unisalesiano.

Pe. Afonso falou sobre seu novo livro intitulado “História da Missão Salesiana de Mato Grosso – 1894-2008”, lançado em volume duplo pela UCDB. Em linha cronológica, ele abordou os 120 anos de história da atuação da Missão Salesiana de Mato Grosso no Brasil, que também abrange o trabalho pastoral e educativo em Araçatuba e Lins, no noroeste paulista. No final da palestra, foram distribuídos exemplares do livro para coordenadores e professores sorteados.

Depois da palestra, o Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler do Unisalesiano, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, deu posse à nova reitoria do centro universitário, destacando tratar-se de um momento histórico. Ele elogiou a atuação do Pe. Luigi em Araçatuba, como “um grande empreendedor da educação no Brasil e agora também sendo exemplo para a América Latina”. Falou ainda sobre a importância do lançamento do livro do Pe. Afonso, que vai se tornar referência para as próximas gerações. E concluiu exaltando os preparativos, em todo o mundo, para as comemorações do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, celebrado neste ano de 2015.

Pe. Luigi foi empossado como Magnífico Reitor depois da leitura do decreto de sua nomeação. Em seguida, foram empossados os pró-reitores: Mestre Herivelton Breitenbach, como Pró-reitor Administrativo e vice-reitor; Heloisa Rovery, Pró-reitora de Extensão, Pesquisa e Ação Comunitária; Pe. Arlindo Pereira de Lima, Pró-reitor de Pastoral e Prof. André Ornellas, Pró-reitor pedagógico.

Em seu pronunciamento, Pe. Luigi destacou que quando chegou à Araçatuba, em 2001, o campus de Lins tinha cinco cursos e cerca de 1.200 alunos; Araçatuba tinha dois cursos e 420 alunos. Hoje, o Centro Universitário Unisalesiano, que engloba as duas cidades, tem 40 cursos e mais de oito mil alunos. “Todos nós construímos o Unisalesiano”, finalizou Pe. Luigi ressaltando a alegria sempre presente na instituição e lembrando que “nossa maior beleza e razão de estarmos aqui são os nossos alunos”.

Composição da nova Reitoria do Unisalesiano:

Posse da nova Reitoria de Araçatuba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto: Prof. André Luis Ornellas (Pró-Reitor Acadêmico), Pe. Luigi Favero (Reitor), Pe. Gildásio Mendes (Chanceler), Profa. Heloisa Helena Rovery da Silva (Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária), Ir. Herivelton Breitenbach (Vice-Reitor e Pró-Reitor de Administração) e Pe. Arlindo Pereira de Lima (Pró-Reitor de Pastoral).

Notícia e fotos: Fernando Sávio – Jornalista/Unisalesiano Araçatuba


Galeria de Fotos