Início Comunicação Social Presenças salesianas resgatam práticas devocionais marianas

Presenças salesianas resgatam práticas devocionais marianas

58
0

“Que as lembranças de nossos tempos de formação inicial (casas de formação): nos festivais marianos, nos jogos marianos, as florzinhas de Nossa Senhora (MB V, 556), os teatros, as liturgias solenes, entre outros momentos celebrativos, arrebatem os nossos sentimentos e sejam fontes de inspiração para “o novo”, neste período tão peculiar”, escreveu o inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos a todos os salesianos na abertura deste mês de maio.

O apelo paternal do inspetor foi atendido e, apesar das restrições sanitárias em vigor, escolas, paróquias, casas de formação, centros juvenis e oratórios encontraram alguma forma de homenagear a mãe de Jesus Cristo com eventos dedicados a ela.

Curatorium — A comunidade do Instituto São Vicente preparou uma grande festa para a abertura do mês. Foram construídos nichos com a imagem da Virgem Auxiliadora em diversos ambientes da comunidade. Uma competição esportiva foi organizada entre os salesianos em formação, além das demais práticas devocionais como terço, novena e ‘boa-noite’.

Coroação — Na capela do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, após 1 ano de interrupção, foram retomadas as missas diárias. Durante todo este mês, também é feita a coroação de Nossa Senhora ao final da missa, diariamente, em clima de solene alegria.

Teatrinho — No Colégio Salesiano Santo Antônio, de Cuiabá, as crianças da Educação Infantil ficaram atentas às encenações marianas e às homenagens a Nossa Senhora, feitas no pátio da escola. Oração, alegria e devoção que se aprendem desde pequenos.

Florzinhas — Na Sede Inspetorial, os colaboradores incluíram na prática da oração diária, a “florzinha de Nossa Senhora”. Um propósito a ser cumprido diariamente como sacrifício e empenho oferecido por amor a Nossa Senhora, que é tradição antiga nas casas salesianas de formação. No Colégio Dom Lasagna, em Araçatuba, os propósitos diários foram compartilhados nas redes sociais.

 

 

 

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02