Início Comunicação Social Pós-noviços celebram início da Quaresma no Curatórium do Instituto São Vicente

Pós-noviços celebram início da Quaresma no Curatórium do Instituto São Vicente

45
0

A comunidade salesiana do Instituto São Vicente de Campo Grande reuniu-se na noite da quarta-feira para celebrar a missa em que são impostas as cinzas sobre os fiéis, na Capela de São Francisco de Sales.

O P. Osmar Bezutte, vice-diretor da comunidade, presidiu a celebração, sendo concelebrantes o diretor, P. Ademir, e o coordenador dos estudos, P. Francisco Cipriano.

A celebração, que faz parte da tradição da Igreja, marca o início do período litúrgico da Quaresma e destaca-se pela imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. As cinzas, na Sagrada Escritura, são um sinal da finitude do homem que, segundo a narração de Gênesis 3,19, veio do pó da terra e ao pó retornará, isto é, tornando-se como as cinzas.

As cinzas também são um sinal de penitência, como é descrito no livro do profeta  Jonas que, após pregar a conversão aos moradores da cidade de Nínive, todos se vestem de saco e deitam-se sobre cinzas em sinal de arrependimento. Portanto, a missa de cinzas tem um caráter penitencial que introduz o cristão no caminho quaresmal, que é a preparação para a grande festa da Páscoa do Senhor.

 

Colaboração: S. Luís Felipe Barros