Início Comunicação Social Pós-graduação em Salesianidade está com inscrições abertas

Pós-graduação em Salesianidade está com inscrições abertas

35
0

Especialização aborda vida, obra e pedagogia de Dom Bosco a partir da perspectiva histórico-crítica e contemporânea

A pedagogia salesiana é reconhecida mundialmente pela sua eficácia na educação de jovens e crianças. Conhecer e analisar essa pedagogia, desde as experiências embrionárias às desafiadoras aplicações ao contexto do mundo moderno, constitui momentos privilegiados do curso de pós-graduação lato sensu em Salesianidade, oferecido pela universidade Católica Dom Bosco. As inscrições para nova turma estão abertas e podem ser feitas pelo site www.virtual.ucdb.br . “O curso é um serviço ousado, corajoso e pioneiro, em termos de Brasil, que a UCDB realiza em prol da Família Salesiana”, avaliou o coordenador Brasdorico Merqueades.

Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e um dos professores da pós-graduação, Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos, analisa: “Quando a gente olha para Dom Bosco, como ele viveu e como fez as coisas,  a gente sempre tem um olhar mais teológico e espiritual, mas precisamos olhar diferente. Dom Bosco conseguiu criar um método educativo fascinante para ensinar matemática, literatura, arte, música, dança. E como ele fez isso? Como ele conseguia? O que Dom Bosco tinha que fascinava as pessoas? Como pode um padre educador fazer uma experiência no norte da Itália e conseguirmos aplicar isso em mais de cem países? Ele tinha algo mais. Então, o questionamento é: o modo como ele trabalhou não nos inspira hoje? Dom Bosco é um grande mosaico, é um gênio que não descobrimos ainda. Ele é tão profundo, que ainda não descobrimos tudo”.

Também fazem parte do corpo docente pesquisadores e escritores, dentre os quais, Pe. Dr. Marcos Sandrini (SDB), Pe. Dr. Afonso de Castro (SDB) e Ir. Gillianno Mazzetto (SDB).  “O material histórico acerca da vida de São João Bosco é extremamente vasto e rico e jamais é suficientemente estudado e analisado, mesmo por aqueles que o admiram. O que queremos, nessa especialização, além de retomar importantes aspectos históricos, é refletir sobre uma nova forma de aplicar esses conhecimentos, com essa juventude que não é a mesma dos tempos do oratório de Valdocco. Acreditamos que as pessoas vão se motivar, arejar seus conceitos e atualizar os conhecimentos”, destacou o mestre em educação Brasdorico, que é filósofo, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Educação a Distância e em Salesianidade.

Experiência

Para os alunos que participam da especialização, a experiência tem sido transformadora. “É um curso que todos deveriam fazer, no qual fazemos uma reflexão diária das nossas relações profissionais, que justificam a prática na UCDB. São argumentos que nos mostram sobre o que é ser salesiano e nos propõem uma reflexão para a vida”, analisou a discente Fabiane Macedo, que é coordenadora do curso de Educação Física da Católica. “Estou encantada com o curso”, diz Ir. Maria Rodrigues (Jesus Adolescente), de Campo Grande.

 

A nova turma tem início previsto para julho/2018. O curso é oferecido na modalidade online, ao longo de 15 meses, num total de nove disciplinas. Sete módulos são disciplinas específicas, como Dom Bosco e o seu tempo, Elementos Histórico-críticos da evolução da ação de Dom Bosco como educador, Gramáticas Juvenis, Salesianidade e Contemporaneidade, entre outras, além de duas disciplinas de metodologia científica e Técnicas de Produção Científica.

Informações e inscrições pelo site http://virtual.ucdb.br/salesianidade/

Por: Comunicação UCDB