Início Comunicação Social Personalidades serão homenageadas pelo Unisalesiano com o título Doutor Honoris Causa

Personalidades serão homenageadas pelo Unisalesiano com o título Doutor Honoris Causa

40
0

O Unisalesiano, campus Araçatuba, realizará, no dia 31 de março, a solenidade de outorga do título Doutor Honoris Causa ao bispo emérito de Lins, Dom Irineu Danelon; ao fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib; ao sacerdote salesiano e escritor Pe. Dr. Afonso de Castro e à professora universitária (in memorian) Maria de Lourdes Alencar Silva. O título de honra é concedido a essas personalidades pela notoriedade que tiveram para a universidade.

Conheça os homenageados:

dom Irineu DanelonDom Irineu Danelon

Doutor em Pedagogia Pastoral

Nasceu em Piracicaba. É salesiano e foi colega do Monsenhor Jonas Abib. Possui licenciatura em geografia e história e tem doutorado em teologia pela Universidade Salesiana de Roma. É autor dos livros “Desafio Jovem” e “Os jovens rezam”.

Como Sacerdote teve sempre um carisma especial com a juventude. Foi formador e diretor em várias casas salesianas da Inspetoria de São Paulo. Foi nomeado para o cargo de Inspetor na mesma Inspetoria.

Eleito Bispo pelo Papa João Paulo II, foi ordenado Bispo em 30 de janeiro de 1998, assumindo, no mesmo ano, o governo episcopal da diocese de Lins.

Tendo como lema “A caridade jamais passará”, Dom Irineu ficou à frente da Diocese de Lins por 27 anos. Como Bispo, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral e responsável pelos setores da Juventude, Educação e Ensino Religioso, no período de 1995 a 1998.

No ano de 1997, foi eleito delegado especial para a Assembleia do Sínodo da América.  Fundou a Pastoral da Sobriedade em âmbito nacional. Tornou-se Bispo Emérito de Lins em 2015, quando Dom Francisco Carlos da Silva foi nomeado seu sucessor.


monsenhor-jonas-abibMonsenhor Jonas Abib 

Doutor em Comunicação Pastoral

Nasceu em Elias Fausto – São Paulo. Aos 12 anos, entrou no Liceu Salesiano Coração de Jesus, em São Paulo. Cursou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena -São Paulo e Teologia no Instituto PIO XI, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1964, tendo escolhido como lema: “Feito tudo para todos”.

Recém ordenado, o padre começou, em São Paulo, a trabalhar com os jovens dando aulas na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena – SP e promovendo encontros e retiros, principalmente na região do Vale da Paraíba.

Em 1978, junto com um pequeno grupo de jovens, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de espalhar a doutrina católica pelos meios de comunicação social e da música. Em 1980, a Canção Nova passou a atuar nos meios de comunicação com a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista. A partir de 1989 iniciou a TV Canção Nova.

Em 2004, inaugurou o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, um local para mais de 80 mil pessoas. No ano de 2008, a Comunidade Canção Nova recebeu o Reconhecimento Pontifício da Igreja, que atesta que ela é, a partir de então, uma Associação Internacional de Fiéis. Em 2009, a Canção Nova foi admitida oficialmente na Família Salesiana pelo Reitor-Mor do Salesianos.


P Afonso de CastroPadre Afonso de Castro

Doutor em Pedagogia Salesiana

É sacerdote salesiano desde 1970. Ingressou na primeira turma do curso de Letras na antiga FUCMAT de Campo Grande em 1962.

Graduado em Pedagogia, Letras, Filosofia e Teologia, é Mestre em Letras pela Universidade de Brasília-UnB e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Unesp de Assis, SP.

É membro da Academia Sul-Matogrossense de Letras desde 13 de março de 2008.

Foi diretor de vários Colégios Salesianos, Diretor Geral das Faculdades Salesianas de Lins e Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa da UCDB em Campo Grande.

O Pe. Afonso cultivou a ideia da criação do Unisalesiano, unindo as Faculdades Salesianas de Lins e Araçatuba, ideia que se tornou realidade em junho de 2005.

Foi presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, mantenedora do Unisalesiano. Nessa época, foi grande incentivador e apoiador da construção do novo campus do Unisalesiano de Araçatuba, inaugurado em 2006.

Publicou várias obras relacionadas à educação salesiana, entre elas:  Formação Salesiana – Trabalho, Educação e Ética; Releitura do Sistema Preventivo na Sociedade Pós-Moderna; Carisma para Educar e Conquistar: Espiritualidade, Alegria e Prazer na Educação Salesiana; e Caminhos Pedagógicos – A poética de Manoel de Barros.


lourdinha

Professora Maria de Lourdes Alencar  Silva (in memoriam)

Doutorado em Educação Salesiana

 

Nasceu na cidade de Lins. Cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Auxiliadora de Lins. Desde pequena foi catequista e descobriu sua vocação de educadora.

Formou-se professora do ensino fundamental pela Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora. Foi professora, diretora de escola e Supervisora de Ensino das Escolas Oficiais da Região.

Casou-se com o Sr. Job Silva com quem teve os filhos Ana Elisa, Job Junior e Fernando.

Graduou-se em Pedagogia em 1960 pela Faculdade “Auxilium” de Filosofia Ciências e Letras de Lins – FAL.

Desde 1972, lecionou nas Faculdades Salesianas de Lins.

Profissional de grande destaque e figura marcante no Unisalesiano e na cidade de Lins, a professora Lurdinha, como era mais conhecida, trabalhou por 38 anos na Instituição. Ela foi coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora de Estatística e Metodologia.

A partir de 1988, implantou o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, nas Faculdades Salesianas.

Foi Vice-Diretora do Salesiano e avaliadora do MEC. Em 2003, foi homenageada pela Câmara Municipal como Mulher Linense.

Ao seu nome foi dedicada a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI da Vila Santa Terezinha de Lins.

A Profª Lurdinha faleceu no dia 19 de maio de 2005. Em 2010 o novo bloco do Unisalesiano de Lins, foi dedicado a ela.