Início Comunicação Social Pe. Tiago Figueiró representa a Inspetoria no Encontro Internacional sobre Formação Teológica...

Pe. Tiago Figueiró representa a Inspetoria no Encontro Internacional sobre Formação Teológica de Jerusalém

30
0

Sob a presidência do Pe. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para Formação Salesiana,  reuniram-se, entre os dias 23 e 24 de fevereiro, onze delegados das inspetorias envolvidas com o processo de formação no “Salesian Pontifical University. Faculty of Theology – Jerusalem. Studium Theologicum Salesianum”. Os estudantes são 39, 11 padres salesianos, sendo 10 professores, provenientes de 19 nacões e 31 inspetorias. Da Inspetoria de Campo Grande o salesiano André Mattner é o único brasileiro, ele participa do primeiro ano de Teologia.

A convite do inspetor, Pe. Gildásio Mendes, representou a Inspetoria Salesiana de Campo Grande, o diretor de Três Lagoas, Pe. Tiago Figueiró. Foram abordadas questões em âmbito dos princípios e também de ordem operacional. O fio condutor é a preocupação com o sujeito da formação teológica, chamado em sua liberdade por Deus e que deve ser ajudado a configurar-se com Cristo, Bom Pastor. Os estudos acadêmicos são sua maior preocupação enquanto faz sua experiência prática de vivência religiosa em uma complexa realidade multicultural e religiosa e ao mesmo tempo reflete sobre a sua prática e ministério pastoral salesiano sacerdotal que é sempre complementar com a vocação do Salesiano Irmão. Em Jerusalém, dada a peculiaridade do lugar, há um acento ao estudo bíblico e arqueológico, bem como ao diálogo inter-religioso e ecumênico. Falou-se também os aspectos da avaliação pessoal e institucional. Ambas voltadas para o maior discernimento e busca da qualidade para maior servir a Deus e aos irmãos com a qualidade salesiana que os tempos exigem.

Pe. Tiago Figueiró, SDB