Início Comunicação Social Pe. João Bosco Maciel representa a Inspetoria no Encontro dos Secretários Inspetoriais,...

Pe. João Bosco Maciel representa a Inspetoria no Encontro dos Secretários Inspetoriais, em Roma

26
0
Encontro dos Secretários Inspetoriais
Encontro dos Secretários Inspetoriais

O padre João Bosco Maciel está em Roma, em nome da Inspetoria Salesiana de Campo Grande, para o Encontro dos Secretários das Inspetorias e Visitadorias salesianas. Estão neste encontro, 52 secretários inspetoriais provenientes de cinco regiões da Congregação Salesiana (Mediterrânea, Europa Centro e Norte, África-Madagascar, Interamérica e América Cone Sul). O evento começou no dia 17 e segue até o dia 27 de agosto, na Casa Geral de Roma.

Distribuído em dois módulos na parte da manhã e dois à tarde o encontro pretende oferecer um melhor conhecimento e aplicação da praxis administrativa e canônica da Congregação, à luz do Código de Direito Canônico e do Direito próprio salesiano, a partir do que está explicitado no volume “Elementos jurídicos”.

Este encontro – explicou na introdução dos trabalhos o Pe. Stefano Vanoli, Secretário do Conselho Geral – tem a finalidade de aprofundar a contribuição que pode ser dada pelo Secretário inspetorial na ação de governo da inspetoria especialmente no que se refere à consistência das comunidades e à disciplina religiosa“. Serão conferencistas, além do Pe. Stefano Vanoli, o Pe. Francesco Cereda, Vigário do Reitor Mor; Pe. Pier Fausto Frisoli Procurador Geral, Pe. David Albornoz; Vice-inspetor da Inspetoria do Chile e a Ir. Anunziata Remossi, das Oblatas de Maria Virgem de Fátima, membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano.

A metodologia de trabalho, além das conferências, prevê também oficinas sobre argumentos específicos como atos administrativos em particular e o novo programa (database) para os trabalhos em secretaria. Estão previstos tempos de oração e celebrações litúrgicas, momentos de confraternização e, ao final, um passeio cultural no mosteiro beneditino de Subiaco.

InfoANS