Início Comunicação Social Missão Salesiana recebe condecoração na Câmara Municipal de Araçatuba

Missão Salesiana recebe condecoração na Câmara Municipal de Araçatuba

58
0

Foram entregues o Diploma de Honra ao Mérito à Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e as Medalhas Nove de Julho aos padres Gildásio Mendes dos Santos, presidente da MSMT, e Luigi Favero, Reitor do Unisalesiano.

O plenário da Câmara de Araçatuba ficou completamente lotado para a Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (20/08) para a entrega das mais altas honrarias oferecidas pelo Poder Legislativo Municipal . Para acomodar as centenas de pessoas que foram prestigiar o evento, a Câmara colocou também um telão e cadeiras na praça em frente ao prédio do Legislativo.

A Mesa de Honra da sessão foi composta pelo presidente da Câmara, Cido Saraiva, autor da proposta de homenagem aos salesianos, a vereadora Beatriz Soares – coautora – o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, o bispo diocesano, Dom Sérgio krzywy e o juiz Nilton Santos Oliveira, diretor do Fórum de Araçatuba, e os homenageados Pe. Luigi Favero e Gildásio Mendes dos Santos.

Além do presidente da Câmara também estavam presentes à sessão sete vereadores e várias autoridades, entre secretários municipais e presidentes de autarquias, entidades e associações de classes. A sessão foi prestigiada ainda pelos pró-reitores do UniSalesiano, coordenadores, professores e representantes de alunos de todos os cursos da instituição.

No início da sessão, uma comitiva de vereadores foi formada para receber os homenageados na entrada do plenário. Depois da execução do Hino Nacional  o serviço de cerimonial leu os decretos justificando as homenagens: as comemorações do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, os 121 anos da MSMT e os relevantes serviços prestados por Pe. Luigi e Pe. Gildásio ao município de Araçatuba nas áreas da educação e social.

Em seus discursos, os vereadores Cido Saraiva e Beatriz Soares justificaram as homenagens exaltando a atuação dos salesianos em Araçatuba há quase 70 anos. Também foram feitas muitas referências à qualidade do ensino superior do UniSalesiano e a sua mais recente conquista: a faculdade de Medicina.

Um dos principais momentos da sessão foi a entrega do Diploma de Honra ao Mérito à MSMT, recebido por seu presidente, Pe. Gildásio. Em seguida, os padres Luigi e Gildásio receberam as Medalhas Nove de Julho, igualmente consideradas as mais altas honrarias concedidas pelo município de Araçatuba.

Houve apresentação musical dos Corais do Colégio Salesiano e da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), que é mantida pelo UniSalesiano. O professor Fernando Sávio,  coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, discursou representando todos os coordenadores e professores do UniSalesiano. Ao final do discurso, ele apresentou um trecho de um discurso feito por Pe. Luigi na Câmara de Araçatuba em 8 de setembro de 2004, quando ele recebeu o título de Cidadão Araçatubense. No discurso, Pe. Luigi fez uma revelação ao público: disse que os salesianos já estavam se preparando para pleitear a criação de um curso de Medicina em Araçatuba. A previsão feita por Pe. Luigi foi concretizada este ano, quando o UniSalesiano foi anunciado pelo Ministério da Educação como vencedor da proposta para a instalação do curso de Medicina.

Também foram prestadas várias homenagens aos padres Luigi e Gildásio com a entrega de presentes por representantes de comunidades católicas da Capela do Colégio Salesiano, Capela Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Guadalupe. Eles ainda foram homenageados pela Cáritas Salesiana, Oratório e por funcionários e alunos do UniSalesiano e do Colégio Salesiano.

Na última parte da sessão solene, os padres Luigi e Gildásio entregaram as Medalhas Comemorativas do Bicentenário de Dom Bosco ao prefeito de Araçatuba, Cido Sério, todos os vereadores presentes e o bispo diocesano, Dom Sérgio.

Em seu discurso, Pe. Gildásio falou sobre as comemorações, em todo o mundo, do bicentenário de Dom Bosco, e exaltou a importância de Araçatuba para o grande crescimento do Unisalesiano.

Pe. Luigi encerrou a sessão agradecendo a homenagem recebida pela Câmara de Araçatuba. Falou sobre a luta do UniSalesiano para conquistar a faculdade de Medicina para Araçatuba e encerrou dizendo que gosta de ser chamado de “Padre” porque a palavra significa “Pai” e é assim que se sente como Reitor do Unisalesiano, em relação aos funcionários e alunos.

Fernando Sávio