Início Comunicação Social Pastoral do Colégio Salesiano Santo Antônio faz formação para líderes de Sala

Pastoral do Colégio Salesiano Santo Antônio faz formação para líderes de Sala

64
0

Um dia inteiro de formação para lideranças, segundo o estilo salesiano de ser estudante, foi proporcionado pela equipe de Pastoral do Colégio Salesiano Santo Antônio, em Cuiabá, aos líderes de sala do 6°Ano do Ensino Fundamental À 3ª Série do Ensino Médio. O encontro aconteceu na terça-feira (25/03) nas dependências da AFFEMAT – Associação dos Funcionários da Fazenda do Estado do Mato Grosso.

O objetivo do encontro foi refletir o papel do líder diante da turma, da direção e a contribuição na dinâmica institucional. 15 alunos participaram dos momentos ricos para partilha e troca de experiência. Para isso, foi feita uma reflexão bíblica sobre o Evangelho de Lucas (6,31) que diz que “o que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles”, com o intuito de despertar para a importância do respeito no processo de liderança e a gratuidade nas relações.

O Salesiano João Marcos Molina trabalhou, através de dinâmicas, os diferentes tipos de liderança na pedagogia salesiana. O tema foi abordado baseado na pedagogia Salesiana dos primeiros anos do Oratório de Valdocco. A liderança juvenil salesiana também foi trabalhada através das figuras de São Domingos Sávio e Miguel Magone, realçando as figuras da santidade juvenil salesiana. Além disso, os jovens aprenderam a entender e criar relações de companheirismo e amizade e como isso funciona dentro de uma escola salesiana. Para encerrar, eles responderam em grupo sobre as dificuldades de um líder dentro da sala de aula.

Todas as atividades foram trabalhadas no período da manhã para que após o almoço os jovens pudessem ter um momento de lazer, antes de retornarem à escola. Os líderes foram acompanhados pelo tirocinante Leandro Plizzari da Silva.