Início Paróquias Paróquia São Gonçalo festeja seu padroeiro em Cuiabá

Paróquia São Gonçalo festeja seu padroeiro em Cuiabá

146
0

No dia 10 de janeiro aconteceu a grandiosa Festa de São Gonçalo, na paróquia de mesmo nome em Cuiabá, MT. Centenas de fies participaram da tradicional procissão, que saiu do Museu do Rio (Orla do Porto) em direção à Igreja Matriz da Paróquia, e da Missa Solene presidida pelo pároco, Pe. Luilton Pouso, sdb e concelebrantes. Após a celebração eucarística houve a quermesse com comidas típicas e a dança de são Gonçalo, que acontece tradicionalmente todos os anos.

A festa de 2022 e a novena que a antecedeu, tiveram como tema: “São Gonçalo, missionário em Comunidade, nos convida à Missão”. O tema e os textos lidos na novena e na procissão foram extraídos do documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia”. Este documento foi proposto para nossa comunidade paroquial, como um caminho a ser trilhado para a conversão pastoral que a Igreja, através do Papa Francisco, nos pede; neste sentido, aliado à palavra de Deus e ao Documento conclusivo do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá, nossa comunidade pretende ser, juntamente com Cristo Bom Pastor, uma comunidade renovada, missionária, acolhedora e Jovem.

A história de São Gonçalo anima os devotos a seguirem seus exemplos, assumindo a missão de evangelizadores e portadores da palavra e do amor de Deus. São Gonçalo em Amarante construiu uma ponte, que até hoje liga o povo até a igreja; com seu coração de pastor, nos incentiva a sermos construtores de pontes, não físicas, mas espirituais.

 

Com a colaboração de Gabriel Victor Fernandes

Secretário das Pastorais – Paróquia São Gonçalo