Início Paróquias Paróquia São Domingos Sávio realiza curso de agente de pastoral na terra...

Paróquia São Domingos Sávio realiza curso de agente de pastoral na terra indígena Areões

81
0

Cerca de 50 agentes de pastoral começaram nesta semana a fazer o curso de agente de pastoral, originalmente idealizado pelo P. Georg Lachnitt (in memorian) junto com o P. Bartolomeo Giaccaria. A programação começou na segunda-feira (16/05) e vai até a sexta-feira (20/05), na aldeia Cachoeira, terra indígena Aerões (MT).

Este é o primeiro curso que a Paróquia Pessoal São Domingos Sávio realiza depois de 2 anos, quando as atividades presenciais ficaram suspensas devido às restrições sanitárias impostas como forma de reduzir a contaminação por covid19. O curso prevê uma formação bíblica, pastoral, catequética e política para os leigos que realizam um trabalho de evangelização dentro das terras indígenas e é realizado em parceria entre os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora, desta vez representadas pela Ir. Maria Imelda, mas que por muitos anos foi feito pela Ir. Cleide Paio.

Os agentes são indígenas xavante atuam dentro dos territórios indígenas como catequistas, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, leitores e pastoralistas para as próprias comunidades onde vivem. O Curso de Formação deste ano traz aprofundamentos sobre temas como a Campanha da Fraternidade 2022, os Dez Mandamentos, Jesus Cristo no Evangelho de São Marcos e os 7 Sacramentos.

O encontro está sendo assessorado pelos salesianos P. Eloir, P. Aquilino, P. José Marcos e Ir. Imelda. Neste ano, foi convidada uma leiga, a professora Joice Henz, que deu uma contribuição sobre o tema Educação, conforme a perspectiva apresentada na Campanha da Fraternidade. “É a realização de um sonho poder conhecer, contribuir, participar de uma maneira que possa melhorar, ou pelo menos fazê-los refletir sobre a vida de um modo geral, e em específico, da cultura deles. Acredito que eu mais aprendi do que ensinei. Para mim foi um momento ímpar, de sensações indescritíveis, inclusive me emocionei muito com os cantos, com as orações. Espero ter contribuindo um pouquinho para que o processo de agente pastoral, do conhecimento a respeito da Campanha da Fraternidade 2022 seja levado em frente com conhecimento, com vontade, com perseverança”, afirmou a professora.

Euclides Fernandes