Início Artigo Paróquia Salesiana de Rondonópolis celebra festa do Padroeiro São João Batista

Paróquia Salesiana de Rondonópolis celebra festa do Padroeiro São João Batista

58
0

Dia 24 de junho, celebramos solenemente a Natividade (nascimento) de São João Batista em que “anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo, exuberância profética” (cf. Missal Dominical).

E, nesta alegria de celebrar a solenidade, a Paróquia São João Batista vivenciou em espírito de oração e partilha a novena em preparação desta grande solenidade São João Batista, que é padroeiro da cidade de Rondonópolis.

Tal celebração nos enfatiza a preparação do caminho de Deus, pois “houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-Lo” (cf. Antífona da Entrada).

Refletindo a vida e vocação profética de São João Batista, uma vida circundada, desde o seio materno, de eventos extraordinários, em preparação ao nascimento de Jesus. O evangelho de Lucas (1,39-45) narra que a sua mãe Isabel, enquanto estava grávida, recebeu a visita da sua prima Maria, que também estava grávida de Jesus, e que João exultou de alegria no seio materno ao ouvir a voz de Maria.

Continuando o Evangelho (cf. Lc 1,57-66.80), relata a escolha do nome profético de João “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus” em que Isabel e Zacarias rejubilam de ter um filho na velhice e daquela que era considerável estéril. A graça e misericórdia de Deus é vivenciada por aquele que foi escolhido para anunciar a vinda do Salvador, afinal “ele era a voz, uma voz que dá testemunho da Palavra, indica a Palavra, o Verbo de Deus. Ele era o pregador da penitência que batizava, o batista”

João Batista é “Voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas’!” Assim João Batista definia a si mesmo e a sua missão. Os Evangelhos dizem que ele vivia no deserto, vestido com pelos de camelo e se alimentava de gafanhotos e de mel silvestre; fazia penitência e pregava convidando à conversão.

Certo dia, às margens do rio Jordão, aconteceu o encontro com o próprio Messias, que lhe pediu para ser batizado também. O batismo de João era de penitência e representava o batismo segundo o Espírito: “Eu, na verdade, batizo-vos com água para a conversão dizia a seus discípulos,  mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar as correias das sandálias; ele vossa batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Após ter batizado o Salvador, afirmou: “Agora a minha alegria é completa. Ele deve crescer e eu, ao invés, diminuir”. A sua missão foi cumprida.

Que o exemplo de São João Batista, que viveu de forma simples, anunciando, profetizando e indicando onde estava o verdadeiro Deus seja um incentivo para nossas vidas, para que possamos buscar a amizade de Deus através da oração, e nosso exemplo possa ajudar a levar Deus a homens e os homens a Deus.

Que João Batista que foi o grande precursor de Jesus, non ensine a capacidade de testemunhar o Evangelho com coragem e amor, anunciado que Deus existe e seu amor pode saciar uma vida.

Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Diácono Rafael Gustavo Santos Souza Lopes, sdb.