Início Paróquias Párocos, vigários e reitores de Santuários aprofundam a identidade salesiana das Paróquias

Párocos, vigários e reitores de Santuários aprofundam a identidade salesiana das Paróquias

49
0

O encontro de párocos, vigários e reitores de santuários começou na terça-feira (31/05) na Casa de Retiros do Instituto São Vicente em Campo Grande e terminou nesta quarta-feira (01/06). O tema central da reunião é a “Paróquia Salesiana” e foi apresentado pelo Padre Herison Leandro da Silva Cavalcanti, SDB, da Inspetoria de Recife. Ele é o Coordenador Nacional das Paróquias Salesianas. Um dos  objetivos do encontro foi aprofundar a identidade carismática salesiana, conforme pediu o Reitor-mor no CG28. “Resgatar aquilo que é primordial para os salesianos na paróquia é ficarmos atentos ao que Dom Bosco sugeriu naquela que foi a primeira paróquia que nós recebemos, imagino que em 1874. Ele disse que a paróquia salesiana que nós devíamos cuidar atenderia especialmente os jovens mais pobres e os doentes. Então, sermos fiéis ao que Dom Bosco pediu no momento presente da congregação. Alcançarmos aqueles que talvez estejam esquecidos. Alcançar talvez aqueles que mais sofrem, e neste período pós-pandemia há muitos sofredores. Então, se nós conseguirmos como comunidade, ou comunidades paroquiais, alcançarmos estas pessoas, nós estaremos realizando sim o nosso carisma, a vontade de Deus e o projeto para o sexênio apresentado pelo Reitor-mor”, destacou P. Leandro.

A abertura do evento foi feita pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Wagner Galvão e pelo coordenador do Setor Paróquias da MSMT, P. Ângelo Cenerino. O coordenador do setor destacou a necessidade de atualizar os processos pastorais desenvolvidos nas presenças salesianas de paróquias e Santuários da Inspetoria de Campo Grande. “Estamos realizando o encontro de paróquias e santuários dentro do previsto, que estava na programação inspetorial. Estamos sentindo a falta de vários párocos. O tema abordado é um tema interessante porque nos coloca em sintonia, em comunhão com as diretrizes da nossa congregação salesiana, com objetivo exatamente de fortalecer a identidade salesiana nas nossas paróquias e santuários”, destacou P. Ângelo.

Participaram do encontro 40 pessoas, entre padres, vigários, reitores de santuários e leigos que atuam no CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e no SAV (Serviço de Animação Vocacional) de cada paróquia. A conclusão dos trabalhos foi uma explicação sobre a importância do SAV em cada uma das paróquias, com um retrato do cenário atual do mundo das informações em que a sociedade está mergulhada, e que cria grandes dificuldades para o trabalho de fazer a proposta vocacional aos jovens. A proposta foi de capacitar religiosos e leigos nas técnicas de comunicação para trabalhar com mais qualidade essa mensagem. A equipe inspetorial de comunicação e pastoral se colocou à disposição para auxiliar as presenças nesse trabalho.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02