Início Comunicação Social Para conhecer Dom Bosco: filmes, cantos, loas, fotos, sonhos, espetáculos, reflexões sobre...

Para conhecer Dom Bosco: filmes, cantos, loas, fotos, sonhos, espetáculos, reflexões sobre o Santo dos Jovens

108
0

(ANS – Roma) – No mês de janeiro, mês da festa de Dom Bosco, em todas as Casas salesianas e nas realidades da Família Salesiana (FS) é tradição preparar a celebração do ‘Pai e Mestre da Juventude’ por etapas, desde as mais tradicionais e espirituais – como a Novena a Ele – até às que envolvem os jovens nas mais diversas atividades lúdico-artísticas – como torneios, festas… A ANS (Agência iNfo Salesiana) também oferece sua contribuição a esse movimento global de animação em homenagem a Dom Bosco, com a distribuição, a partir dos próximos dias, de vários artigos de aprofundamento sobre a sua esplêndida figura.

Dom Bosco não é patrimônio apenas dos Salesianos (SDB) ou da Família Salesiana (FS). Em diversas ocasiões, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, foi muito claro a este respeito, De fato, sua figura inspirou artistas de todos os tipos: do mundo do cinema ao da música, do teatro…

Sua imagem, significativa e conhecida desde o século XIX, foi-se mais e mais se difundindo e consolidando ao longo do Século XX. Já no início do terceiro milênio pode-se peremptoriamente afirmar que Dom Bosco é uma quase marca internacional, sinônimo de educação, de desenvolvimento, de evangelização, de serviço aos jovens, especialmente aos mais necessitados e periclitantes.

Por isso, a partir de amanhã, sábado, 21 de janeiro, até 31 de janeiro, data de sua morte e Memória Litúrgica, a ANS divulgará de várias maneiras os muitos rostos de Dom Bosco:

– o rosto retratado nas fotos, com maior ou menor fidelidade a seus traços originais, e em suas versões mais conhecidas transmitidas à posteridade;

– o rosto representado nas principais obras cinematográficas que imortalizaram sua intensa e longa vida e ação social, na Turim de sua época, assim como seus numerosos ensinamentos;

– o rosto cantado nas músicas e sons, e em alguns dos cantos mais famosos do mundo salesiano em nível internacional;

– o rosto representado nos palcos do mundo inteiro em alguns dos mais famosos musicais a ele dedicados;

– o rosto que emerge aprofundando alguns dos muitos aspectos de sua figura multifacetada, como o Dom Bosco sonhador, o Dom Bosco comunicador, o Dom Bosco que ainda hoje fascina milhões de pessoas em todo o mundo.

Tal coletânea de artigos, certamente, não será suficiente para resumir, recolher, esgotar tudo o que foi produzido nos últimos anos sobre esta figura tão rica para a Igreja e para toda a Humanidade. Mas será, sem dúvida, uma ferramenta muito útil para todos os que desejarem celebrá-la nestes dias. Em nossas páginas hão de achar sem dúvida boas ideias e sugestões para melhor o conhecer, amar, venerar – é Santo! – e divulgar.