Início Comunicação Social Palestras da Semana de Salesianidade – 2019

Palestras da Semana de Salesianidade – 2019

33
0

Iniciaram oficialmente na tarde de quinta-feira, 10 de janeiro, os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana  2019 (DEFS 2019), que viveram seu primeiro momento de reflexão no Teatro grande, de Valdocco, ouvindo a palavra do sucessor de Dom Bosco, pai e centro de unidade da Família Salesiana, P. Ángel Fernández Artime, o qual aprofundou e apresentou a mensagem da Estreia 2019: “Para que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11). A Santidade é também para Você.

No segundo dia o professor de história salesiana da UPS, Pe. Aldo Giraudo, ministrou a palestra sobre o tema “Santidade na escola de Dom Bosco” – clique aqui e acesse a apostila desta apresentação em PDF

Já o terceiro dia do evento foi inteiramente dedicado à santidade pastoral. A manhã foi introduzida pela reflexão de Francesc Torralba que, a partir do ensinamento do Papa Francisco, destacou como o caminho de santidade é sempre um caminho de sair de si mesmo para viver em profundidade a dinâmica do presente para as periferias da existência e do mundo. Clique aqui para acessar a palestra do Dr. Franscesc Torralba em PDF

Domingo, para encerrar a edição dos DEFS 2019, tão rica de tópicos, testemunhos e reflexões, o P. Á. F. Artime sublinhou, primeiramente durante a Santa Missa três conceitos assaz fundamentais para uma caminhada de Santidade: unidade, que supera barreiras; missionariedade, que ajuda a acolher o outro; comunidade, que torna fidedigno o testemunho de comunhão; depois no Teatro, apresentou as sete beatitudes da Família Salesiana, elaboradas nos diferentes grupos de trabalho durante os DEFS 2019. Ei-las:

A Santidade é também para Você: As Bem-Aventuranças da Família Salesiana

1. Feliz a Família Salesiana (FS) que se rejubila na pobreza. Repleta pela Graça de Deus, fará milagres entre os jovens mais pobres e excluídos! Isto é santidade!

2. Feliz a FS que, com a mansidão e a caridade do Bom Pastor, acolhe e acompanha amoravelmente os Jovens, educando-os ao diálogo e ao diferente! Isto é santidade!

3. Feliz a FS que, estando-lhes ao lado, cura as feridas dos que sofrem e repõe a esperança nos que a perderam, levando-lhes a alegria do Ressuscitado! Isto é santidade!

4. Feliz a FS que, com fome e sede de justiça, acompanha os Jovens na realização do seu projeto de vida plena: na família, no trabalho, no empenho político-social! Isto é santidade!

5. Feliz a FS que faz experiência viva da misericórdia; abre os olhos e o coração à escuta e ao perdão, tornando-se casa que acolhe! Isto é santidade!

6. Feliz a FS que procura ser autêntica, íntegra, transparente, e que, ao cultivar um olhar que transpõe todas as aparências, reconhece em cada pessoa a Graça operante de Deus! Isto é santidade!

7. Feliz a FS que, a partir da verdade do Evangelho e fiel ao carisma de Dom Bosco, se torna fermento para uma Humanidade nova, aceitando com alegria também a cruz pelo Reino de Deus! Isto é Santidade!

Clique e assista ao Vídeo, à disposição em ‘ANSChannel’.

As fotos dos DEFS estão disponíveis em ANSFlickr.

Mais informações estão disponíveis no site dedicado aos Dias: http://salesianfamilydays.com 

Na página Facebook de ANS estão à disposição os Vídeos das emissões ao vivo dos momentos principais.

Fonte: INFOANS