Início Comunicação Social Padre Ricardo começa série de visitas por Primavera do Leste

Padre Ricardo começa série de visitas por Primavera do Leste

72
0

O padre Ricardo Carlos, inspetor da MSMT, começou no último final de semana uma série de visitas às presenças salesianas da Inspetoria de Santo Afonso de Ligório, nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e oeste de São Paulo. A primeira comunidade foi a da cidade de Primavera do Leste (MT).

A chegada aconteceu no sábado, dia 25 de abril, às 16h, acolhido pelo diretor, padre Ângelo César Cenerino. A comunidade é pequena, são apenas 3 salesianos. Além do diretor, também fazem parte o salesiano irmão Damião Souza e o padre Tiago Figueiró.

No domingo, o padre inspetor presidiu a Celebração Eucarística transmitida pelos canais das redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Salette. (Veja o vídeo da celebração neste link)

Após a missa, houve um rápido encontro com grupo de leigos da comunidade da Matriz Paroquial. Em seguida, o padre Ângelo foi apresentar ao Inspetor as 5 comunidades ligadas à Paróquia: a matriz de Nossa Senhora da Salette, Comunidade Dom Bosco, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Auxiliadora e Comunidade São Pedro. Também o levou para conhecer o terreno cedido à Missão Salesiana em comodato de 70 anos, para construção do Novo Centro Juvenil Dom Bosco. Atualmente é utilizado o Centro Juvenil utiliza o espaço da paróquia.

À tarde, às 17h, o padre inspetor reuniu a comunidade salesiana para que fossem passados aspectos importantes do CG28. O maior destaque foi sobre a visão do Reitor-mor e da Congregação a respeito da necessidade de recuperar e manter o carisma salesiano em todas as presenças, porque é “a nossa identidade, no carisma específico como salesianos de Dom Bosco”, conforme afirmou o padre Ángel Artime.

Outro item enfatizado no CG28, apresentado pelo inspetor foi a necessidade que a Congregação está caminhando para que os leigos assumam mais a parte de gestão e a parte pedagógica em conjunto com os salesianos.

Os salesianos apresentaram ao inspetor algumas questões sobre a realidade da inspetoria, em uma conversa agradável e tranquila. “A importância da visita do inspetor é grande como animador, pai espiritual, aquele que está representando o Reitor-mor. Ele é um ponto de comunhão e de unidade que nós temos entre as demais casas da inspetoria. Além disso, o fato do inspetor se colocar no sentido de escuta, demonstra um interesse por parte dele de conhecer a realidade e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de os irmãos partilharem suas vidas, seus anseios, mesmo também suas dificuldades. O padre Ricardo está de parabéns por essa iniciativa de sair do Centro Inspetorial e passar de casa em casa para conhecer a realidade, dar oportunidade para os salesianos exporem seus pensamentos, suas alegrias, suas expectativas. Isso demonstra que o inspetor está interessado nos irmãos, não só no trabalho, e também demonstra esse desejo de comunhão com a nossa inspetoria”, afirmou o padre Ângelo, demonstrando grande alegria e satisfação.