Início Paróquias Padre João Neto toma posse canônica como reitor do Santuário de Nossa...

Padre João Neto toma posse canônica como reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá

107
0

Celebrando a Liturgia da Solenidade de São José na segunda-feira (20/03) o bispo diocesano de Corumbá (MS), Dom João Bergamasco deu posse canônica ao P. João dos Santos Neto como Reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração contou com a participação expressiva do clero diocesano, dos fiéis e grupos pastorais do Santuário, da Paróquia São João Bosco, da Comunidade São Pedro, de cooperadores e ex-alunos salesianos.

Na homilia, Dom João Bergamasco deixou uma mensagem de motivação, incentivo e apoio com inspiração nas atitudes de confiança de São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade.

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, como comunidade, pertence à Paróquia São João Bosco. No entanto, possui uma administração e gestão próprias. O seu Reitor tem prerrogativas peculiares e específicas para fomentar as atividades locais. “O Santuário é casa de oração, de piedade, de peregrinação, de incentivo à vida litúrgica e de promoção da autêntica devoção a Nossa Senhora”, descreveu P. João Neto.

O novo Reitor do Santuário é mestre e doutor em Teologia Pastoral pela UPS (Università Pontificia Salesiana) e retornou de Roma no ano passado. Agora assume o desafio de liderar uma importante comunidade salesiana em Corumbá. “De um lado, percebo uma Igreja materialmente pobre e em dificuldade diante dos desafios estruturais, econômicos e administrativos que não são ilusórios e fazem-se pesantemente presentes a cada final do mês. De outro lado, ela (a comunidade do Santuário) é magnificente por poder ostentar o seu maior bem que é a comunidade de batizados que aqui vive eclesialmente a fé, alimentando-a por meio da vida de piedade, de fraternidade e da vivência sacramental. Espero com a Graça de Deus que nesse Santuário que é casa da Mãe de Deus, todos os batizados, ninguém excluído, tenham espaço, vez e voz para colaborar atuando com o próprio carisma recebido no dia do batismo em nossa missão de evangelização”, declarou o novo reitor do Santuário.