Início Pastoral Juvenil Vocacional Padre Idenílson Lemes da Conceição é o mais novo sacerdote salesiano da...

Padre Idenílson Lemes da Conceição é o mais novo sacerdote salesiano da MSMT

86
0

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Cuiabá ficou lotado. Membros da família salesiana, amigos e familiares, além da comunidade em geral compareceram em peso à cerimônia presidida por D. Edmílson Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus.

Uma celebração carregada de emoção, melodias e preces proporcionou uma experiência de fé e devoção à Igreja de Cristo a todos os presentes. Visivelmente emocionado, D. Tadeu falou com carinho do então formando a quem ajudou na condução pelo caminho rumo ao sacerdócio, e alertou para o compromisso de vida que chega junto com a ordenação sacerdotal. “A entrega de Jesus é completa, como o pão e o vinho, quando consumidos. Nada sobra. Como pessoas eucarísticas devemos ser tomados, abençoados, partidos e dados a outros como Jesus fez”, afirmou na homilia.

Além de toda a liturgia específica, executada com perfeição, dois outros momentos marcaram, com grande emoção, a noite de sábado: antes da bênção final, aconteceu a entrada da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, carregada por quatro índios boe-bororo, pintados e trajados para a festa conforme a cultura primitiva. O gesto foi para lembrar o tempo de tirocínio quando o neo-sacerdote esteve na Missão de Meruri e se tornou também bororo reconhecido pela tribo. Em seguida, o atual inspetor, P. Gildásio Mendes, e o próximo inspetor, P. Ricardo Carlos, coroaram a imagem de Nossa Senhora, em homenagem àquela “que tudo fez”, como disse São João Bosco.

Histórico — A caminhada vocacional entre os salesianos começou com um período de 4 anos de ‘voluntariado’ no Colégio São Gonçalo, onde pode conviver com o P. Firmo, a quem muito admirava, e também com a alegria do ambiente salesiano entre os jovens, a espiritualidade e as devoções, o acompanhamento dos grupos juvenis, além da proximidade com a vida em comunidade, segundo o carisma de Dom Bosco. “Aquilo que para mim era um referencial distante na pessoa do padre Firmo, passou a ser algo cotidiano por meio dos retiros, dos encontros, e assim eu fui me aproximando desse carisma. Nesse período eu fui me apaixonando cada vez mais pela pessoa de Dom Bosco, pelo modo como ele apresentava Jesus Cristo, como ele conduzia os jovens, e isso foi alimentando o meu desejo de ser salesiano”, revela.

Como lema sacerdotal, Idenílson adotou o versículo 12 do Salmo 115: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que Ele me fez? ”, e encerra o processo formativo para assumir a pró-reitoria de Pastoral da UCDB, em Campo Grande. “Cada vez mais me preparo para configurar o meu coração ao coração do Cristo Bom Pastor, que está junto do seu povo servindo, indicando os caminhos, numa vida de entrega e serviço, de louvação e oblação a Deus por tudo o que Ele coloca na minha vida”, finaliza.