Início Comunicação Social Padre Edmilson Tadeu Canavarros é nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus

Padre Edmilson Tadeu Canavarros é nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus

260
0

Nesta quarta-feira, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco nomeou o padre salesiano Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). O anúncio foi divulgado no “L’Osservatore Romano” – órgão oficial de comunicação do Vaticano.

Trajetória vocacional

Pe. Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos nasceu no dia 3 de dezembro de 1967, em Corumbá (MS). Fez sua profissão religiosa 31 de janeiro de 1988 na Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) e foi ordenado sacerdote 07 de dezembro de 1996. Frequentou o curso de Filosofia na Universidade Católica “Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), e cursou teologia no Instituto Teológico “Pio XI”, em São Paulo (SP).

Pe. Tadeu é formado em Educação, participou de cursos de pós-graduação de acompanhamento espiritual, ética sexual e espiritualidade salesiana.

No decorrer do ministério sacerdotal ocupou os seguintes cargos:

  • Contra-Mestre de Noviços (1997);
  • Diretor do Instituto “São Vicente” (Aspirantado), em Campo Grande (2000);
  • Diretor do Colégio Salesiano de Lins-SP (2002);
  • Diretor do Instituto Teológico “Pio XI” em São Paulo (2005-2008);
  • Vice-Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, com sede em Campo Grande (2008-2014);
  • Diretor do pós-noviciado, Campo Grande (2010-2014);
  • Diretor da comunidade religiosa de Corumbá, Diretor Pedagógico da Faculdade “Santa Tereza” (2013-2014);
  • Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande (2014) – até os dias atuais;
  • Até o momento, Diretor da Comunidade Salesiana – Paulo VI, em Campo Grande (nomeado em 2016).

Palavras do Inspetor

Queremos expressar nossa profunda alegria e nos unir ao nosso irmão, Pe. Edmilson, celebrando o anúncio desta grande e importante notícia para nossa Inspetoria, nossa Congregação e nossa Igreja. Queremos parabenizá-lo pela nomeação episcopal, assegurar-lhe nosso afeto fraterno e nosso continuo apoio“, desejou o Inspetor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (Missão Salesiana de Mato Grosso) – Pe. Gildásio Mendes dos Santos.

Para o Inspetor, a nomeação episcopal do Pe. Tadeu acontece de modo muito significativo no ano da misericórdia e exatamente no dia que a Igreja abre o Ano Mariano no Brasil. “Ficamos felizes por ter um irmão Salesiano da nossa Inspetoria que vai continuar servindo à Igreja no seu novo ministério episcopal, com o coração salesiano, sendo instrumento da misericórdia de Deus ao povo da sua nova Arquidiocese. Auguramos ao Pe. Edmilson Tadeu um fecundo trabalho como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Que Nossa Senhora Auxiliadora e nosso pai Dom Bosco o protejam neste novo ministério a serviço do povo de Deus na Igreja“, complementou o Pe. Gildásio Mendes.