Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      P. João Neto entrega tese de doutorado ao Papa Francisco

P. João Neto entrega tese de doutorado ao Papa Francisco

23 de maio de 2022

Na tarde do dia 11 de maio, o salesiano P. João Neto encontrou-se com o Papa Francisco ao final da Audiência Geral da quarta-feira. “Eu tive a grande graça de ser recebido pelo Santo Padre após a Audiência Geral do dia 11 de maio. Nesse encontro, que ocorreu alguns dias depois de minha defesa, presentei-o com uma cópia de minha tese e atendendo o seu pedido fiz uma pequena síntese de todo o trabalho realçando a importância que este tema adquiriu durante o seu pontificado, por fim, fiz algumas considerações pessoais. Papa Francisco escutou-me atentamente e manifestou interesse ao fazer algumas ponderações ao ressaltar a atualidade o tema com o caminho eclesiológico da Igreja; ao final encorajou-me na continuidade das pesquisas e abençoou-me”, recorda.

Na primeira semana deste mês de maio, o P. João Neto, sdb, apresentou sua tese de doutorado na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. “A solenidade da defesa do doutorado foi marcada por um ambiente de seriedade acadêmica e de muito interesse por parte de diversos e renomados catequetas presentes na sessão. Vale destacar a grande participação de professores, alunos, amigos e leigos que assistiram a defesa pública por meio da transmissão remota”, lembra o agora Doutor Padre João Neto. A solenidade foi prestigiada pelos outros salesianos presentes da UPS, P. André Luiz Mattner Neuhaus, e o Diácono Danilo de Araújo Guedes. P. Luigi Favero, que está em visita à família na Itália´, também esteve presente.

Durante aproximadamente duas horas, o doutorando foi interrogado pelos professores doutores Antonino Romano, de Catequética, Antonio Escudero, de Teologia Dogmática e Damásio Medeiros, de Sagrada Liturgia. “Tive a oportunidade de argumentar e aprofundar, a partir da tese, diversos elementos que formam os alicerces teológicos”, destaca o salesiano.

A tese de doutorado do P. João Neto é: “A relevância teológico-catequética do Ministério de Catequista” e se baseou na realidade eclesial brasileira caracterizada como Igreja de comunhão e participação de todos os batizados. “A experiência da CNBB na instituição desse ministério foi acompanhada por estudos e aprofundamentos, em autêntica atitude de acolhida da ação carismática do Espírito Santo e de fidelidade às orientações conciliares e magisteriais”, aponta P. João Neto. “Diante da novidade da Carta Apostólica ‘Antiquum ministerium’ a problematização do campo teológico moveu-se também ao campo prático, por isso as experiências teóricas e pastorais de uma Igreja local puderam contribuir no discernimento e na elaboração da minha tese. A motivação para apresentar a relevância teológico-catequética do Ministério de Catequista observa a escolha de afrontar o desafio em reconhecer e valorizar a dimensão batismal e vocacional dos leigos na missão evangelizadora da Igreja, de modo específico dos responsáveis pela transmissão e educação da fé”, finaliza.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS