Você está em:    Home      Agenda      Salesiano Idenilson será ordenado Diácono neste sábado

Salesiano Idenilson será ordenado Diácono neste sábado

13 de fevereiro de 2019

O Salesiano Idenilson Lemes da Conceição receberá, junto a seis teólogos das Inspetorias Salesianas do Brasil, a Ordenação Diaconal em uma celebração presidida pelo bispo Dom Eduardo Pinheiro da Silva. A cerimônia será neste sábado, 16 de fevereiro, na Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa (SP). 

“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4,19), esse foi o lema de ordenação escolhido pelos futuros diáconos e expressa o serviço que eles são chamados a exercer na comunidade eclesial  como uma das dimensões do amor. “Quem ama necessariamente serve, pois o amor só se concretiza quando é vivenciado em práticas a favor dos irmãos. Deus é amor. Sendo assim, amar significa transformar as nossas relações em divinas. Amar é divinizar o mundo“, explicou o vocacionado. 

Salesiano da Inspetoria de Campo Grande, Idenilson Lemes da Conceição irá completar 33 anos, ele é natural de Cuiabá (MT) e estudou no Colégio Militar, no qual teve o contato com a Capelania do local. 

Com doze anos, recebeu pela primeira vez o sacramento da Eucaristia, na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo pároco era o Pe. Luilson Pouso, aquele que posteriormente se tornou seu padrinho de Crisma, como também quem o auxiliou no processo de discernimento vocacional.

Nesse período participou da Associação Pontifícia Arautos do Evangelho, onde aprendeu a cultivar um profundo amor à Santa Virgem Mãe de Deus, mais tarde com o título de Auxiliadora. Por intermédio de seu padrinho teve contato com os salesianos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá, onde residia o salesiano Pe. Firmo Pinto Duarte. O diretor de então, Pe. Wagner Galvão, convidou-o para trabalhar no colégio como auxiliar de pastoral. No período de quatro anos, viveu de forma intensa a Espiritualidade Salesiana. Neste ínterim, trabalhava e estudava, cursando a faculdade de pedagogia, na Universidade de Cuiabá, ao fim do curso decidiu iniciar seu processo formativo salesiano. 

Em Campo Grande, no Instituto São Vicente, fez o pré-noviciado. No fim deste ano decidiu pedir para fazer uma experiência missionária; foi enviado à Comunidade Salesiana da Aldeia Sagrado Coração de Jesus de Meruri, da etnia Bororo. Com o Pe. Augusto Kian, mestre de noviços, trilhou o caminho espiritual de configuração a Jesus Cristo no estilo de Dom Bosco, depois deste período lapidar, recebeu como “dom” a profissão salesiana temporária em Indápolis (MS).

Na Universidade Católica Dom Bosco cursou a faculdade de filosofia, bem como, na faculdade de Cuiabá, concluiu a especialização em psicopedagogia. No primeiro ano de tirocínio, foi enviado às Comunidades Salesianas de Meruri e São Marcos, onde foi assistente, exercendo os encargos de coordenador de pastoral junto aos índios Bororos, e professor dos índios Xavantes. No segundo ano de tirocínio, auxiliou na formação dos pré-noviços; no fim de sua vivência educativo-pastoral, ingressou no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo (SP) para realizar a formação específica ao sacerdócio. 

O vocacionado salesiano fez a sua Profissão Perpétua Salesiana no dia 14 de dezembro de 2017 como culminância do processo inicial formativo de dez anos.

Comments

comments

Departamento de Comunicação e Marketing da Missão Salesiana de Mato Grosso.
www.misssaosalesiana.org.br

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS