Início Comunicação Social O “Sagrado Coração” será a Sede Central definitiva dos salesianos

O “Sagrado Coração” será a Sede Central definitiva dos salesianos

28
0

Segunda-feira, 17 de dezembro, na véspera do 159º aniversário da fundação dos Salesianos, o Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, apresentou, durante o “boa noite” para a comunidade “San Giuseppe”, uma carta informando sobre “uma decisão importante, tomada em conjunto com o Conselho Geral, sobre a locação definitiva da “Sede Central Salesiana” que será no Sagrado Coração”.

O “Sagrado Coração” é uma obra de valor histórico para salesianos de todo o mundo: é a casa onde Dom Bosco se hospedou quando esteve em Roma e o lugar da memória e do amor pelo “Sagrado Coração de Jesus”. Ele abriga a basílica homônima e também o altar de Maria Auxiliadora, onde Dom Bosco chorou durante a única missa que celebrou ali, relembrando as obras realizadas em sua vida. Enfim, o “Sagrado Coração” é também o lugar onde Dom Bosco escreveu a famosa carta de 1884 aos jovens.

Sem dúvida, a decisão de escolher o “Sagrado Coração” como Sede foi resultado de um intenso diálogo com a Circunscrição Salesiana Itália Central (ICC) e o Centro Nacional CISI, sobre a transferência de atividades pastorais no ano de 2020.

O Reitor-Mor também informou que a sede assumirá os serviços pastorais referentes à basílica “Sagrado Coração” e aos jovens imigrantes, além da animação dos “quartos (camerette) de Dom Bosco”, como parte dos lugares salesianos.

Na carta enviada pelo Reitor-Mor aos Salesianos e à Família Salesiana em todo o mundo, estão detalhados o procedimento que levou ao amadurecimento desta decisão histórica, os processos e o prazo de implementação.