Início Comunicação Social O alfabeto do amor

O alfabeto do amor

38
0

Neste ano, o Boletim Salesiano comemora os 140 anos da sua fundação. Foi criado por Dom Bosco em agosto de 1877 para ser o elo dos Salesianos Cooperadores, amigos e colaboradores com a Sociedade de São Francisco de Sales. Nestes 140 anos, a Família Salesiana aumentou e também o Boletim, que inicialmente era italiano somente e hoje é editado em 29 línguas, em 55 edições e com tiragem anual de mais de 10 milhões de exemplares no total. Daremos destaque a esse fato ao longo do ano.

Nesta edição, o Reitor-mor volta a insistir no tema da Estreia 2017. Ele diz que muitas coisas mudaram na face da terra, mas “as famílias nunca saem da moda: são sempre atuais, sempre vitais e essenciais para a vida das pessoas”. Lendo e analisando os demais temas tratados nesta edição, o leitor perceberá que os articulistas escrevem sobre assuntos diversos, mas que têm relação, direta ou indiretamente, com o tema da família.

“Na nossa família aprendemos o alfabeto do amor”, diz o Reitor-mor. E ele faz um aceno para a família de Jesus e toda a vivência que teve no lar de Nazaré durante trinta anos. Gostaria aqui de relembrar o que São Francisco de Sales escreveu na introdução do Tratado do Amor de Deus sobre isso. Ele diz que Deus, desde toda a eternidade, pôs no coração da Santíssima Mãe, a Virgem Maria, suas complacências, destinando o coração dela para o santo amor, para que um dia amasse o seu Filho único, como mãe. Ao mesmo tempo, diz Francisco, não dá para contemplar somente a Mãe, pois Jesus quis honrar com o título de Pai a José, como auxiliar e cooperador no cargo de direção e da educação na infância dele.

Diz ele de José: “Oh! Quantas vezes tivestes em vossos braços o Amor do Céu e da terra; quantas vezes, abrasado pelos ternos abraços e os doces beijos deste divino Menino, sentistes a vossa alma enternecer-se de amor quando o ouvíeis carinhosamente dizer-vos que éreis o seu grande amigo e o seu querido Pai!”  Essa experiência familiar levou Jesus a ser o grande evangelizador do Reino de Deus, sendo um homem centrado, amável, doce, compreensivo, libertador, misericordioso e tantos outros atributos que lemos nos Evangelhos.

No final do artigo, o Reitor-mor coloca sugestões de ações para serem realizadas por nós. Destaco uma, que acho muito interessante: “ajudar os pais a educar com o coração salesiano”. Certamente vivenciado o Sistema Preventivo conseguiremos educar com o coração salesiano e lutar para que as famílias nunca saiam da moda, mas continuem a ser “ar, refúgio e ninho para todas as crianças do mundo”.