Início Comunicação Social Novos salesianos cooperadores fazem as promessas para ingressar no instituto

Novos salesianos cooperadores fazem as promessas para ingressar no instituto

69
0

Três novos Salesianos Cooperadores fizeram seus compromissos no altar durante a missa do segundo domingo do advento, na Capela Dom Bosco. A celebração foi presidida pelo diretor da presença salesiana em Campo Grande, Padre Marcelo Fujimura. O casal Márcio Emílio do Amaral Gonçalves e Lilian Ximenes da Silva Gonçalves e o ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Bosco Matheus de Oliveira Pedroso entraram, assim, para a Família Salesiana.

Após fazerem os compromissos eles receberam o livro “Projeto de Vida Apostólica” (PVA) da Coordenadora Provincial da associação, a SC (Salesiana Cooperadora) Carolina Braga Quartin Ferreira, a camiseta da Associação dos Salesianos Cooperadores, entregue pela Delegada Provincial, Irmã Othilia Pires dos Santos, Filha de Maria Auxiliadora, e também o boton com a logomarca da Associação dos Salesianos Cooperadores, oferecido e entregue pela Representante da Região Brasil no Conselho Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, SC Alzira Maraes Ferreira.

O PVA é um livro composto por um Estatuto e um Regulamento, e nele, o Salesiano Cooperador encontra sua identidade vocacional, as orientações de vida e conduta mediante a missão e o compromisso assumido, e também a estrutura associativa a que pertence. Portanto, esse Projeto vivido com fidelidade garante a continuidade do carisma do fundador, Dom Bosco, na Associação e na Família Salesiana. A camisa da Associação revela a pertença, a identidade e a unidade dos Salesianos Cooperadores, dos mais diversos Centros Locais de nossa província. O boton, é uma lembrança carinhosa, verdadeira expressão da “amorevollezza”, para se colocar na camisa, representando a comunhão universal e o carisma de Dom Bosco que carregamos no coração.

A Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC) foi fundada em 1876, por Dom Bosco como um dos ramos da Família Salesiana e é aprovada pela Santa Sé como Associação pública de fiéis, possuindo personalidade jurídica, eclesiástica e pública com sede em Roma. O Salesiano Cooperador é um leigo que busca viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida e do trabalho. Forma com os familiares uma Igreja Doméstica, contribui para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, como leigo, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente em que vive.

 

Colaborou: SC Zoroastro Barbosa Passos