Início Comunicação Social Novo Mapa dos Salesianos no Mundo

Novo Mapa dos Salesianos no Mundo

415
0

Em muitas comunidades, escolas, paróquias salesianas, os Jovens e Leigos que colaboram na missão salesiana nem sempre têm a consciência global de formarem realmente parte de uma “comunidades mundial” – como dizem as Constituições SDB, em seu artigo 59. Um dos sinais mais visíveis dessa Comunhão salesiana global é um simples mapa geográfico mundial, que apresenta todas as circunscrições salesianas espalhadas por 132 nações. Normalmente, passados dois anos, oferece-se novamente a possibilidade de imprimir uma versão atualizada, com as mais recentes estatísticas de cada Inspetoria, Visitadoria, Circunscrição Especial, Delegação.

“Este precioso trabalho é feito desde 2012 pelo Salesiano Irmão Sr. Hilario Seo (KOR), a quem se agradece por este serviço à Congregação – comentou o P. Filiberto González, Conselheiro Geral para a Comunicação Social. Gratidão também se expresse a todos aqueles Coirmãos salesianos que enviam com cuidado e precisão os dados às Secretarias Centrais do P. Stefano Vanoli e do P. Francesco Maraccani. Um agradecimento outrossim se dirige à colaboração do P. Václav Klement, Conselheiro Geral para a Região salesiana Ásia Leste-Oceânia”.

O mapa dos Salesianos no Mundo 2017 está disponível em Rede em três formatos (128×91 cm, 256×182 cm, 350×248 cm) e duas versões: Eurocêntrica e Pacificocêntrica.

Estatísticas

Os Salesianos de Dom Bosco (SDBs) estão presentes em 132 países, divididos em 88 Inspetorias que são compostas por 1.892 casas salesianas. No mundo há 14.777 SDBs, sendo que 10.103 são padres, 1.658 são irmãos, 2.584 são estudantes e 432 são noviços. Um total de 128 bispos da Igreja Católica são da Congregação Salesiana.

Fonte: InfoANS