Início Comunicação Social Noviços realizam retiro de abertura do noviciado

Noviços realizam retiro de abertura do noviciado

50
0

IMG_0201Durante o feriado de carnaval os noviços da comunidade Sagrado Coração de Jesus de Barbacena, vivenciaram o primeiro retiro anual desta etapa formativa. O tema trabalhado nas meditações foi “Jesus Cristo o meu primeiro amor” que teve por pregador Pe. José Ricardo Mole sdb, que atualmente presta serviço na delegacia da Pastoral Juvenil e Vocacional da Inspetoria São João Bosco. A casa que sediou essa experiência de fé, foi o Retiro das Irmãs Vitorianas.

O retiro além de ser um impulso para o início do noviciado, tornou-se um momento de silenciar-se, deixar Deus falar através das meditações da sua Palavra, uma vez que o ano de noviciado nos propicia estes momentos.  “O noviço é como Jesus no deserto, que se retira para encontrar-se com Deus no mais íntimo do seu ser, fazendo desse deserto um encontro com o Cristo Crucificado” Na procura dessa experiência, é exigido do noviço um grande esforço pessoal para encontrar-se consigo mesmo também, a fim de que no final deste caminho possa dizer com toda convicção, como o apóstolo Paulo: “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”. Todas as meditações trabalhadas, apontaram para essa relação com Aquele que nos chama: O Mestre Jesus, nosso primeiro amor.

O retiro encerrou-se com a celebração da Missa da Quarta-Feira de Cinzas, onde motivados pelo Mestre Padre Lauro, todos vivenciaram a experiência que nos pede a Igreja: O jejum e abstinência.

Comunicação do Noviciado