Início Comunicação Social Noviços realizam passeio cultural em Barbacena

Noviços realizam passeio cultural em Barbacena

53
0

No dia 07 de fevereiro, os Noviços fizeram um passeio cultural na cidade de Barbacena conhecendo um pouco da história da cidade que foi marcada pela etapa colonial da Arquitetura no Brasil, em especial suas igrejas. Esses momentos são importantes para que os Noviços possam conhecer um pouco do que comporta a cultura de Minas Gerais e assim familiarizar-se com a região. Ainda, também é uma ocasião para a integração dos mesmos.

Foi visitada a igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde podemos encontrar um local belo e de muito significado teológico e histórico, há a presença de duas imagens que como um todo representa a dormição de Nossa Senhora. Ao reparar na arquitetura interna podemos ver que a madeira foi preparada para receber o ouro, facilmente encontrado nas igrejas da época, porém com a crise do ouro ela foi apenas pintada de dourado para dar o mesmo aspecto.

No itinerário, os noviços conheceram as Irmãs da Ordem da Visitação de Santa Maria (Visitandinas). Ordem criada por Santa Joana de Chantal e São Francisco de Sales, este o qual foi uma das inspirações de São João Bosco para o espírito dos Salesianos. Após um momento de conhecimento e interação, foi feito o sorteio dos afilhados de oração de cada irmã presente. Este momento contribuiu de forma singular para o aprofundamento da vida religiosa, visto que o contato com uma ordem de clausura expande o horizonte da Vida Consagrada.

O próximo local visitado foi a Basílica de São José, a única basílica dedicada ao pai de Jesus do mundo. Lá pode-se encontrar uma imagem da agonia de São José, onde o vimos deitado no centro com Jesus e Maria ao seu lado.

Para finalizar os noviços foram à Igreja São Sebastião. Tendo uma arquitetura pós Concílio Vaticano II a igreja pode comportar mais de 1.000 pessoas.

Assim, a turma do Noviciado de 2019 pôde conhecer um pouco das belas igrejas de Barbacena e aprofundar um pouco na história da Igreja no Brasil. Os Noviços seguem firmes na caminhada de oração e seguimento dos conselhos evangélicos.


Fotos