Início Comunicação Social Noviços celebram a Semana Santa em Barbacena

Noviços celebram a Semana Santa em Barbacena

49
0

Os noviços do curatorium Sagrado Coração de Jesus celebraram a Semana Santa em clima de profunda meditação e recolhimento. Esta é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram, de modo especial, os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Na quarta-feira foi realizado o Oficio de Trevas, uma celebração para-litúrgica que traz um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais em um ambiente em que o templo fica às escuras, iluminado apenas por velas que se apagam aos poucos durante a cerimônia. Na quinta-feira, o Tríduo Pascal começa com a Missa da Ceia do Senhor, durante a qual se relembra o gesto de Jesus, que lava os pés dos discípulos, e também a instituição do Sacerdócio e do Sacramento da Eucaristia.

Na Sexta-feira Santa celebrou-se a ação litúrgica da Paixão do Senhor, que é vivida com pesar, serenidade e devoção, e realiza-se a adoração da Cruz. No Sábado Santo, viveu-se a espera silenciosa da Ressurreição. À noite, foi feita a Vigília Pascal com a benção do Fogo Novo, preparação e ignição do Círio Pascal e entrada na Igreja no escuro.

O Domingo da Ressurreição é o dia mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o Corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando se manifesta em sua Plena Glória. É um momento de muita alegria para a Igreja e cada noviço, que depois de percorrer cada momento da Paixão com Nosso Senhor, participa da alegria do Pai e de Cristo na Ressureição. Festejou-se a grande solenidade em grande espírito de família, vivendo a unidade em Cristo!

 

 Por Paulo Bruno