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Nome de astros da música são transformados dentro da intertextualidade

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Trabalhos realizados pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Unisalesiano de Araçatuba costumam despertar sentimentos variados de quem os presencia. Recentemente, uma exposição fotográfica sobre os refugiados causou comoção.

Dessa vez, um trabalho coordenado pela Profª. Maisa Furtado com o tema “Intertextualidade e Publicidade” arrancou sorrisos da ‘plateia’. No dia 29 de maio, alunos do 5º termo do curso realizaram uma exposição no saguão da faculdade, dentro da disciplina de Criação e Redação Publicitária 1.

Os acadêmicos foram responsáveis por criar anúncios publicitários a partir de nomes de astros da música. E olha o que rendeu: “Lana Del Rey”, Candy Perry”, “Leite Gaga”, “Bob’s Marley”, “Dja Vans”, “Joesley Safadão”, “Chris Brownie”, “Shake Ira”, “Marcos e Beirute”, entre outros.

A Profª. explica que a intertextualidade trata-se da possibilidade de os textos serem criados a partir de outros textos. “É possível elaborar um texto novo a partir de um texto já existente. É assim que os textos conversam entre si”, disse Maisa, ao frisar que é comum encontrar ecos ou referências de um texto em outro. “A essa relação se dá o nome de intertextualidade.”

Considerada por alguns autores como uma das condições para a existência de um texto, a intertextualidade se destaca por relacionar um texto concreto com a memória textual coletiva, a memória de um grupo ou de um indivíduo específico. “Como a mensagem de propaganda visa influenciar um público definido, ainda que formado por um contingente principal e outro secundário, é recomendável o uso, pela dupla de criação, de discursos já conhecidos desse público”, completou Maisa.

Segundo ela, o objetivo dessa exposição com o tema intertextualidade é facilitar a sua assimilação, dando-lhe o que ele de certa forma já conhece, embora haja um trabalho para “vestir” esse conhecimento já apreendido que é a própria finalidade do ato criativo publicitário.


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