Início Comunicação Social Natal sem Jesus não é Natal

Natal sem Jesus não é Natal

44
0
Recentemente o Papa Francisco disse para os cristãos, falando sobre a festa do Natal, que devem se deixar “atrair pela ternura de Jesus Menino, que nasceu pobre e frágil no meio de nós, para nos dar seu amor. Este é o verdadeiro Natal. Se tirarmos Jesus, o que sobra do Natal? Uma festa vazia. Não tirem Jesus do Natal!” 

Infelizmente vivemos num mundo marcado pelo vazio. Uma sociedade que, como diz Iago Ervanovite no seu artigo neste Boletim, “preza mais pela ‘pós-verdade’do que pela ‘verdade’. Por essa razão o combate à disseminação de fake news parece ser tão difícil: as pessoas gostam da ‘notícia’ que lhes foi passada, mesmo que não seja verdadeira, pois está estritamente relacionada com algum valor pessoal”. E Jesus veio ao mundo para ser a Verdade!

Muitas pessoas procuram Deus onde não pode ser encontrado. Pois o nosso Deus está no meio de nós. Ele é o Emanuel, o Deus Conosco, como evoca o nome de Jesus. E nós poderemos encontrá-lo em muitos lugares. Para nós, da Família Salesiana Jesus é encontrado nos jovens, nos adolescentes e nas crianças pobres. Nosso “Natal”, então, se converte na missão cotidiana de sermos sinais e portadores do amor de Deus a eles.

Dom Bosco manifestou este amor de Deus, que veio morar no meio de nós, aos seus jovens do Oratório. Como diz o Reitor-mor, “os rapazes não vinham à procura de um padre; vinham à procura do pai, do irmão, do amigo. Uma presença profundamente humana, boa e generosa, de paciência inesgotável, que lhe permitia colocar-se ao serviço do último que chegasse, a qualquer hora do dia ou da noite”. E no final das suas palavras conclui afirmando que “os nossos jovens deveriam ouvir-nos dizer que lhes queremos bem, e que queremos fazer um percurso de vida e de fé juntamente com eles”. Talvez assim o mundo não pareceria um vazio para eles, pois teriam uma grande riqueza, que é Jesus. Este é o nosso desafio neste Natal.

Porém, olhando para a realidade, vemos que queremos muito bem aos nossos jovens. O presente Boletim Salesiano mostra a juventude das nossas obras e paróquias que participa ativamente, com entusiasmo e com uma grande alegria, de muitos eventos propostos pela Família Salesiana. Isso nos anima a continuarmos a nossa caminhada.

Proponho que celebremos bem este Natal de 2018 praticando quatro atitudes fundamentais na nossa vida, quer como bons cristãos, quer como bons cidadãos: acolher, dialogar, cuidar e encontrar. São atitudes que muitas vezes passam despercebidas, ou que fazemos na correria do dia a dia, sem lhes dar a devida atenção. Mas se as praticarmos, com certeza estaremos muito felizes na noite de Natal e nas festas do Ano Novo.

Certamente foi esta a alegria que invadiu os corações dos pastores que escutaram o Anjo dizer, naquela longínqua noite fria de Belém: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor”. Eles foram, viram e se encontraram com Ele. E para cada um de nós, mais uma vez, será Natal, porque também nos encontraremos com Jesus presente na nossa vida.

Feliz Natal e abençoado Ano Novo a todos os nossos leitores!

Boletim Salesiano